Catarata: como acontece e os principais sintomas

É comum encontrar uma pessoa na terceira idade que possua uma doença ocular chamada catarata. Apesar de habitual, são poucos os que de fato sabem a razão por trás dessa alteração dos olhos que afeta milhares de pessoas no mundo todo. Neste texto, vamos explicar o porquê a catarata é tão recorrente e, na maioria dos casos, inevitável. Além disso, também vamos orientar qual é a melhor forma de tratá-la, para recuperar a qualidade de vida atrelada à visão.

Por que as pessoas têm catarata?

O envelhecimento é um processo que todos vamos passar, afetando nossos pensamentos e até mesmo o nosso corpo, incluindo os olhos. É devido a isso que desenvolvemos a catarata.

Para entender melhor, precisamos conhecer uma pequena parte dos olhos, chamada cristalino. Ele é o grande responsável por desenvolver imagens na retina, logo, na visão. Muitos o conhecem também como “lente dos olhos”, devido ao seu papel ocular.

Quando os olhos passam pelo processo de envelhecimento, a elasticidade do cristalino é perdida, tendo como consequência futura a opacidade. Chamamos todos esses acontecimentos de catarata. Logo, trata-se de uma doença decorrente de alterações do cristalino.

Como identificar a catarata?

Diferente de muitas doenças oculares, a catarata não apresenta sintomas em seus primeiros estágios, logo, não é possível identificá-la inicialmente. Em sua grande maioria, pode apresentar desconforto na visão e, levemente, perder o foco. Com a progressão da doença, os seguintes sintomas podem surgir e se intensificar:

• Dificuldade para enxergar;
  • Visão turva (embaçada);
  • Fotossensibilidade (sensibilidade à luz);
  • Mudança na percepção das cores;
  • Visão dupla;
  • Grau do óculos e lentes de contato com mudanças constantes;
  • Visão escura;
  • Dificuldade para fazer tarefas do cotidiano.

Por se tratar de uma doença silenciosa, é preciso manter as visitas ao oftalmologista em dia e, caso sinta alguns dos sintomas, não deixe de procurar um auxílio profissional, já que a catarata pode ser tratada com total sucesso.

O tratamento da catarata

Além de ser uma doença que não apresenta sintomas na fase inicial, a catarata também só possui um único tratamento: a cirurgia.

O objetivo do procedimento cirúrgico é substituir o cristalino, que já está opaco, por uma lente artificial, chamada de lente intraocular, que pode desempenhar o papel de desenvolver as imagens na retina novamente. Trata-se de uma cirurgia rápida, simples e com um pós-cirúrgico quase indolor.

Um dos grandes benefícios da cirurgia de catarata é que também é possível utilizar lentes especiais, que tratam não só a catarata, como outras doenças oculares, dispensando totalmente a necessidade da utilização de óculos após a cirurgia.

Realizando a cirurgia de catarata em Presidente Prudente

A cidade de Presidente Prudente e região pode contar com os cuidados e profissionalismo do Dr. Danilo Boscoli para realizar uma cirurgia de catarata. Agendar uma consulta com ele é muito simples: basta entrar em contato com a clínica pelo telefone, ou por uma conversa mais descontraída, pelo WhatsApp.

• Telefone: (18) 3203-0204
  • Whatsapp: (18) 99170-9761