Catarata em pacientes jovens: é possível?

É comum associarmos a catarata a pessoas idosas, já que em sua grande maioria, refere-se a uma doença que anda lado a lado com o avanço da idade. Porém, é muito importante ressaltar que a catarata não se limita apenas a isso.

Os jovens também podem desenvolver a doença, mas, com essa informação, também surge a dúvida: é possível fazer a cirurgia de catarata na juventude? Acompanhe o texto para descobrir.

Por que jovens também têm catarata?

O desenvolvimento da catarata é totalmente ligado à lente dos olhos, conhecido como cristalino. Quando ele sofre certas alterações, a elasticidade é perdida, tendo como consequência futura a opacidade total, afetando a formação de imagens da retina. Todo esse processo é o que conhecemos como catarata.

Na maioria das vezes, a catarata se desenvolve com o envelhecimento humano, mas é possível adquirir a doença de outras formas. Por essa razão, categorizamos três tipos de catarata:

Catarata Senil - essa é o tipo que se desenvolve com o avanço da idade e representa cerca de 85% dos casos. Geralmente, surge em pessoas com mais de 50 anos.

Catarata congênita - trata-se do tipo presente desde o nascimento, sendo assim, ela pode atingir os jovens.

Catarata secundária - recebe esse nome porque surge de forma secundária a outras doenças ou traumas oculares. Esse é também um dos tipos que pode se desenvolver nos jovens.

Como tratar a catarata em pacientes jovens?

Independente da idade ou tipo de catarata, essa doença só pode ser tratada de uma única forma: cirurgia

Diferente de muitas doenças oculares, colírios e remédios não são efetivos contra a catarata. Apenas a substituição do cristalino opaco pode tratá-la com total efetividade. Na cirurgia, todo esse processo ocorre de forma rápida e segura, contando com o auxílio de uma lente intraocular, que substituirá o cristalino.

Se desejado, é possível realizar uma cirurgia de catarata premium, que consiste na utilização de uma lente intraocular especial, com capacidade de tratar não apenas a catarata, como também as doenças refrativas (astigmatismo, hipermetropia, miopia e presbiopia). Porém, esse é um procedimento realizado por poucos oftalmologistas.

Entre em contato e agende uma consulta prévia antes de realizar a sua cirurgia:

• Telefone: (18) 3203-0204
  • Whatsapp: (18) 99170-9761