Cirurgia de catarata e os cuidados no pré-operatório

A cirurgia de catarata é a única forma de tratar essa doença que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Para realizá-la, é preciso passar por alguns processos e seguir algumas orientações específicas, assim, tudo ocorrerá de forma segura.

Preparação para a cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata é recomendada quando a doença começa a afetar a qualidade de vida e dificulta a realização de algumas tarefas diárias. O pré-operatório, assim como todas as cirurgias, exige alguns cuidados para garantir não só o sucesso do procedimento, como também um resultado que agrade o paciente. 

No dia da cirurgia, é necessário seguir as seguintes recomendações pré-operatórias:

  • Não usar nenhuma maquiagem ou creme de rosto; 
  • Lavar bem a cabeça e o rosto;
  • Retirar acessórios, como colares e brinco, por exemplo;
  • Levar todos os exames laboratoriais e oftalmológicos;
  • Caso esteja tomando algum remédio, fazer o uso conforme as recomendações da consulta pré-anestésica

Além disso, é preciso estar acompanhado de um adulto ao chegar na clínica, para conduzir o paciente após a realização da cirurgia, que estará indisposto para andar ou dirigir sozinho. 

Cirurgia de catarata: descubra como funciona

Assim como todas as cirurgias oculares, o procedimento para tratar a catarata é rápido. Além disso, trata-se de uma cirurgia simples e com um pós-operatório leve, marcado pela ausência de dores.

O principal objetivo é substituir o cristalino que está opaco por uma lente artificial, chamada de lente intraocular. Ela empenhará o papel de interagir com a luz e desenvolver as imagens para a retina. 

Através de pequenas incisões, o cristalino é quebrado e removido, dando espaço para a lente. Como citado, o pós-operatório é leve e o paciente pode ir para casa após o procedimento. Serão passadas algumas orientações, que podem variar de acordo com cada paciente, mas, no geral, tratam-se de recomendações para evitar inflamações e outras complicações.

Todo o processo cirúrgico pode ser realizado também com uma lente intraocular especial, com a capacidade de tratar doenças refrativas (astigmatismo, hipermetropia, miopia e presbiopia).

Cirurgia de catarata é para todos?

 Não existem muitas contraindicações da cirurgia de catarata. Em sua maioria, o procedimento é recomendado para pessoas que começaram a ter o cotidiano prejudicado pela doença. Atividades como ler, dirigir e até mesmo cozinhar podem se tornar extremamente difíceis com a doença em estágio avançado. Todos que estiverem com complicações devido à catarata devem fazer a cirurgia! 

Cirurgia de catarata com plano de saúde

Os planos de saúde costumam ser grandes aliados nos tratamentos de doenças oculares, principalmente quando falamos de cirurgias. Aqui, na clínica do Dr. Danilo Boscoli, você pode realizar seus tratamentos tanto da forma tradicional, quanto com planos de saúde. 

É importante ressaltar também que estamos localizados em Presidente Prudente, portanto, caso você more na cidade ou na região, venha nos visitar pessoalmente para tirar as suas dúvidas. 

Porém, se precisar de uma conversa a distância, entre em contato também por WhatsApp: (18) 99170-9761 ou por telefone: (18) 3203-0204.

 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta