Cirurgia de catarata em idoso: quais os cuidados?

Quando a lente ocular natural dos olhos (cristalino) se torna mais opaca, causa problemas como visão embaçada e ofuscada. Esse processo é conhecido como catarata. As razões para o desenvolvimento dessa doença podem ser muitas, mas a grande maioria se dá devido ao avanço da idade.

    Por essa razão, muitos dos que procuram realizar a cirurgia de catarata são idosos. Porém, é preciso tomar cuidado nesse processo, já que se trata de uma cirurgia e uma idade mais delicada.

Sintomas da catarata

    Um dos grandes problemas no combate à catarata é a característica lenta e progressiva da doença. Geralmente, ela só é notada quando os sintomas estão mais severos. No geral, os principais são: 

  • Sensibilidade à luminosidade;

  • Diminuição da percepção de cores;

  • Visão turva nos dois olhos e dupla em apenas um;

  • Problemas para enxergar à noite;

  • Troca constante de óculos.

Por que os idosos têm catarata?

Apesar de preocupante, o declínio da visão é um processo natural do ser humano, junto com o envelhecimento. É por essa razão que os idosos representam a maior parcela de pessoas com catarata.

O cristalino, lente ocular natural dos olhos, perde progressivamente a transparência com o avanço da idade. Logo, os problemas oculares surgem, indicando que a catarata se formou. Geralmente, pessoas com mais de 50 anos de idade começam a apresentar indícios da doença.

    A boa notícia é que, devido ao avanço tecnológico, a catarata pode ser tratada com grande taxa de sucesso. 

Cirurgia de catarata em idosos

    Apesar de ser adquirida de diversas formas, desde hereditariamente até com o avanço da idade, o tratamento da catarata é o mesmo para todos: através da cirurgia. 

    A grosso modo, a operação de catarata moderna é feita através de duas tecnologias: laser e facoemulsificação. Inicia-se com um pequeno corte a laser no centro da córnea, dando espaço para o facoemulsificador, que irá quebrar e aspirar o cristalino opacificado. Após esse procedimento, uma lente intraocular é implantada para substituir o cristalino.

    As lentes para cirurgia de catarata são extremamente importantes e eficazes. Algumas, categorizadas como especiais, podem não apenas auxiliar na catarata, como também corrigir outros problemas de vista.

Recuperação e cuidados da cirurgia em idosos

    Tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório, diversos cuidados devem ser tomados, já que a cirurgia de catarata é delicada. 

    No dia da cirurgia, é importante estar com o rosto limpo, sem maquiagem, creme no rosto e afins. Cabelos limpos também são uma exigência. Lembre-se: a higienização é um fator crucial neste procedimento.     

    Já o pós-operatório necessita que as recomendações sejam seguidas à risca. O primeiro dia será de repouso, sem levantar pesos, movimentar a cabeça bruscamente ou comprimir os olhos. Ambientes quentes, sujos e com poeiras devem ser evitados, assim como o vento. 

 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Onde estamos

Endereço: Rua 7 de Setembro, n. 1390

Vila do Estádio - Próximo Av. Whashington Luiz / Presidente Prudente-SP.

Contato

Telefone: (18) 3203-0204

Whatsapp: (18) 99170-9761

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta