Cirurgia de presbiopia em Presidente Prudente

Todos estamos sujeitos aos erros refrativos, complicações que ocorrem nos olhos, afetando a interação com a luz e resultam em doenças muito conhecidas, como a presbiopia, miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Porém, devido aos avanços na área oftalmológica, hoje, podemos realizar uma cirurgia refrativa para tratar qualquer uma dessas doenças oculares, apontando os óculos e lentes de contato. Neste texto, falaremos mais detalhadamente sobre o tratamento da presbiopia.

O que pode causar a presbiopia?

Toda doença refrativa possui uma razão de desenvolvimento. Na grande maioria, temos o desenvolvimento por fatores genéticos, porém, com a presbiopia, as coisas costumam ser um pouco diferentes.

As causas da presbiopia, apesar de não serem totalmente compreendidas, estão relacionadas ao envelhecimento natural de nossos olhos, por isso, é conhecida também como “visão cansada”. Muito se fala sobre a perda de elasticidade do cristalino (uma espécie de lente dos olhos) como fator principal para desenvolver a presbiopia, assim como a catarata.

Como eu posso descobrir que estou com presbiopia?

Assim como a grande maioria das doenças oculares, a presbiopia apresenta alguns sintomas muito característicos, que costumam surgir na terceira idade. Geralmente, os quadros se iniciam com uma fadiga ocular, onde momentos de repousos com os olhos fechados começam a ser mais necessários.

Com o passar do tempo, a acuidade visual começa a ser prejudicada, onde ver pequenas letras e objetos podem ser uma dificuldade, principalmente em ambientes com pouca luminosidade. Porém, um dos principais sintomas da presbiopia é a visão de perto prejudicada.

Mas é muito importante lembrar que você só poderá descobrir se está com presbiopia com um diagnóstico profissional. Visite um oftalmologista caso sinta algum dos sintomas.

Existem tratamentos permanentes para a presbiopia?

Quando a presbiopia é diagnosticada, você poderá tratá-la com o uso de óculos ou lentes de contato, mas é apenas com a cirurgia refrativa que será possível eliminar a doença de vez.

Esse procedimento cirúrgico é totalmente indolor, graças aos colírios anestésicos e ocorre com tecnologia de laser. Geralmente, tem uma duração curta, de cerca de 8 a 10 minutinhos Para poder fazer a sua cirurgia refrativa, é preciso seguir as seguintes exigências:

• Ter mais de 21 anos;

• Possuir grau estabilizado (óculos ou lentes de contato);

• Estar livre de doenças oculares que impeçam o tratamento;

• Não estar em processo de amamentação.

As preparações para a cirurgia ocorrem com exames que averiguam a saúde ocular e a compatibilidade com o procedimento. No dia em que o processo cirúrgico irá ocorrer, é recomendado que o paciente esteja tranquilo e bem descansado. As dúvidas deverão ser esclarecidas nas consultas iniciais.

Já após a cirurgia refrativa (de presbiopia), é muito comum que nos primeiros dias o paciente sinta desconforto nos olhos, secura ocular e dores momentâneas. Porém, tudo de forma bem leve. Será necessário também o uso de colírios específicos.

Onde posso fazer minha cirurgia de presbiopia?

Aqui, na clínica do Dr. Danilo Boscoli, realizamos os mais diversos procedimentos oculares, incluindo a cirurgia que trata a presbiopia. Se você quer aposentar os óculos ou lentes de contato, entre em contato com a gente e agende uma consulta sem sair de casa: