Como é a visão de quem tem catarata?

A catarata é uma das doenças oculares mais conhecidas, já que se trata de algo praticamente inevitável e que, na maioria das vezes, surge com o avanço natural da idade. Logo, estamos falando de uma doença muito presente na população idosa.

Com capacidade de afetar totalmente a visão, a catarata costuma ser um grande empecilho para realizar desde atividades mais elaboradas até as mais simples, como as realizadas cotidianamente, já que a visão de quem possui essa doença costuma ser um grande problema.

Neste texto, falaremos mais detalhadamente de como as pessoas que possuem catarata enxergam e outras características da doença.

A visão de quem tem catarata

O primeiro ponto que devemos destacar é que a catarata é uma doença progressiva, ou seja, evolui gradativamente. Logo, a visão de uma pessoa no estágio inicial não será a mesma de alguém em estágios mais avançados.

É comum nos primeiros estágios a visão continuar, aparentemente, saudável e sem modificações. Porém, um dos primeiro sintomas que pode surgir é relacionado ao foco, onde a visão fica consideravelmente embaçada, como se existisse uma névoa em frente aos olhos.

Já em casos um pouco mais avançados, essa falta de nitidez toma maiores proporções, onde a pessoa começa a ter dificuldade de distinguir pessoas, objetos e até mesmo feições. Outros sintomas começam a fazer parte da visão, como sensibilidade à luz natural e artificial e também uma percepção de cores mais fraca, desbotada e sem vida.

Em se tratando de casos extremamente evoluídos, a pessoa enxerga apenas sombras e vultos. Hábitos que necessitam da visão para serem realizados com sucesso começam a ser deixados de lado, como ler, dirigir, escrever, entre outros.

Como tratar a catarata corretamente?

O primeiro passo para tratar a catarata da forma certa e segura é contar com a ajuda de um profissional capacitado. Por essa razão, a ida ao oftalmologista deve ser regular. Ele vai auxiliar no diagnóstico e também nas recomendações de tratamento, independente do estágio da doença.

Evite sempre tomar decisões precipitadas e realizar operações por conta própria, já que estamos falando sobre sua qualidade de vida. De forma geral, o único tratamento disponível para tratar a catarata é a cirurgia, que pode ser realizada com diversas técnicas.

Detalhes sobre a cirurgia de catarata

O procedimento que cura a catarata baseia-se na substituição da lente dos olhos (cristalino), por uma lente que pode desempenhar o mesmo papel. Geralmente, tem a duração de até  20 minutos e é totalmente indolor.

Além disso, a cirurgia de catarata pode também curar outras doenças nos olhos, caso seja feita por um profissional preparado, como o Dr. Danilo Boscoli, conhecido por dominar com maestria a técnica de cirurgia de catarata premium.

A cirurgia de catarata premium trata-se do procedimento tradicional adicionado com a utilização de uma lente artificial especial, com capacidade de corrigir as doenças refrativas (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia), além, é claro, da catarata.

Caso tenha interesse, entre em contato conosco para melhorar a qualidade da sua visão. Atendemos através do método tradicional e também através de planos de saúde