Dá para evitar a vista cansada?

Alguns momentos do dia pedem para deixarmos os olhos quietinhos, fechados e sem ver nada, isso pode acontecer por causa da vista cansada. A saúde dos olhos é essencial para o nosso bom desempenho nas atividades cotidianas. 

Você sabia que existe esse distúrbio dos olhos? E que alguns hábitos podem ser adotados para evitar essa condição? Continue sua leitura que nós te explicamos!

O que é vista cansada? 

A vista cansada é uma condição comum que surge quando seus olhos se cansam do uso intenso, principalmente após muitas horas do uso de telas ou leitura excessiva, por exemplo. Mas, existem outras causas que podem favorecer a fadiga ocular

O problema costuma ser amenizado quando você descansa os olhos ou realiza alguma ação que possa reduzir o desconforto ocular. Algumas situações só podem ser controladas com tratamentos específicos. 

Como saber que estou enfrentando uma fadiga ocular?

É importante conhecer seu corpo e seus limites. Os olhos cansados são uma condição bastante comum, que diminui a qualidade de vida da pessoa. Além disso, surgem, habitualmente, outros sintomas associados à vista cansada como dor de cabeça, ardor e vermelhidão nos olhos, causando um desconforto. Outros sintomas que podem surgir são: 

  • Olhos doloridos, queimando ou com coceira;

  • Olhos lacrimejando frequentemente ou muito seco; 

  • Visão turva;

  • Sensibilidade à luz; 

  • Dificuldade de concentração; 

  • Sensação de não conseguir manter os olhos abertos. 

Conheça as causas da vista cansada

Pode ser decorrente de uma doença ocular, principalmente dos erros refrativos — miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. Isso porque eles exigem um esforço maior do sistema ocular, originando cansaço ocular.

Qualquer atividade que requer o uso intensivo dos olhos, como um longo período de condução, principalmente à noite. Além disso, a leitura de livro, jornal e revista que costumam ter as letras pequenas, pode deixar os olhos cansados. Assim como passar horas na frente do computador ou mexendo no celular.

Tratamentos para diminuir a sensação dos olhos cansados

Para isso é importante diagnosticar suas causas. Se existe algum tipo de doença ocular, esta deve ser tratada adequadamente. Por sua vez, o tratamento depende naturalmente da patologia.

Se por outro lado, não existe nenhum problema ocular, apenas o repouso pode solucionar o problema. Aplicar um pano embebido em água morna nos olhos fechados é um tratamento natural que pode ajudar a aliviar os sintomas de vista cansada.

O uso de colírio também pode ajudar a minimizar o problema quando os olhos estão secos.

Desvie o olhar com frequência

A fadiga ocular ocorre, a princípio, quando você se engaja em uma única atividade por um período muito longo sem uma pausa. Você deve mudar seu foco para algo diferente da atividade a cada 20 minutos.

O que você foca deve estar a 6 metros de distância, e você deve olhar por pelo menos 20 segundos. Isso é conhecido como regra 20-20-20.

Posicione sua tela corretamente

Certifique-se de estar com as telas na distância e na posição correta. 

Você deve ver a tela na altura dos olhos ou ligeiramente abaixo deles. Isso também se aplica a dispositivos digitais portáteis: eles devem ser lidos abaixo do nível dos olhos.

Faça pausas e lembre-se de piscar

Às vezes o foco é tão intenso que nos esquecemos de piscar ou fazer uma pausa. Para ajudar na lubrificação dos olhos, dê algumas piscadelas várias vezes. 

Manter a saúde dos olhos é, em suma, a chave para reduzir problemas de visão mais sérios no futuro. Você deve consultar seu oftalmologista de confiança com frequência para que seus olhos sejam examinados, especialmente se sentir fadiga ocular frequente ou prolongada.

Seus exames oftalmológicos estão em dia? Agende sua consulta com o Dr. Danilo Boscoli e não perca a qualidade de vida dos seus olhos: 

Telefone: (18) 3203-0204

Whatsapp: (18) 99170-9761

 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta