É possível prevenir a catarata?

Responsável por uma grande parcela da cegueira mundial, a catarata é uma doença que, infelizmente, é extremamente comum. Desenvolvida, em grande parte, pelo avanço da idade, as razões por trás da catarata são diversas, já que existem mais de um tipo de categoria, com suas próprias características.

Mesmo nos referindo a uma doença quase natural e, de certa forma, inevitável, ainda é possível tomar atitudes que auxiliam na prevenção e na diminuição dos fatores de risco dessa doença. Nesse texto falaremos um pouco mais sobre os atos que provocam o desenvolvimento da catarata e como devemos evitá-los, além de detalhar mais sobre a doença e como tratá-la. 

Por que desenvolvemos a catarata? 

O cristalino, parte interna de nossos olhos, é o grande responsável por interagir com a luz e criar imagens e, por essa razão, é conhecido como lente dos olhos. Assim como o nosso avanço da idade, o cristalino também é afetado com o tempo, gerando complicações naturais, dentre elas, a opacidade, processo esse que chamamos de catarata senil (o tipo mais comum da doença).

Além disso, pode-se desenvolver a catarata de forma genética (catarata congênita), de forma secundária a outras doenças oculares (catarata secundária), ou após uma lesão mais grave nos olhos (catarata traumática). 

Como é a prevenção da catarata?

Como citado, a catarata também está relacionada ao nosso envelhecimento. Por essa razão, estamos falando de uma doença quase inevitável, mas isso não significa que não podemos prevenir a sua chegada. Alguns comportamentos cotidianos podem ser evitados como forma de prevenção da catarata. Vejam quais são logo abaixo.

Tabagismo e alcoolismo - esses vícios, além de causarem complicações sérias e até mesmo fatais à saúde, podem também aumentar as chances de desenvolver a catarata mais precocemente.

Exposição constante ao sol - os raios ultravioleta também são grandes inimigos quando falamos de catarata. Por essa razão, os óculos de sol são indispensáveis, principalmente se a exposição ao sol ocorrer com frequência.

Diabetes - essa é uma doença que pode ter como consequência a catarata, por isso, mantê-la controlada é indispensável não apenas para manter uma boa saúde dos olhos, como a do corpo, de forma geral. 

Além de evitar esses atos, também é essencial a consulta com um oftalmologista especialista regularmente, já que estamos falando não apenas de uma doença silenciosa, como também da sua saúde ocular e qualidade de vida. 

Como acabar com a catarata?

Independente do tipo de catarata, a única forma de tratá-la é através da cirurgia. Atualmente, é possível realizar esse procedimento com diversas técnicas, incluindo o método a laser. A cirurgia de catarata dura em torno de 20 minutos e é totalmente indolor, devido aos anestésicos.

Caso esteja procurando um especialista em cirurgia de catarata em Presidente Prudente ou região, pode contar com o Dr. Danilo Boscoli. Expert no assunto, você pode realizar um método revolucionário do procedimento, realizado por poucos profissionais, com a capacidade de tratar não apenas a catarata, como também as doenças refrativas, como miopia e astigmatismo, por exemplo. Além disso, é possível usar o plano de saúde para realizar a sua cirurgia. 

Entre em contato: Telefone: (18) 3203-0204 ou Whatsapp: (18) 99170-9761.

 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta