É possível ter Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo no mesmo olho?

Miopia, hipermetropia e astigmatismo são distúrbios da visão comuns na nossa sociedade há muito tempo. Tanto que é difícil conhecer alguém que não tenha algum desses distúrbios de visão. Alguns casos até dois deles. 

Suas causas não são totalmente esclarecidas, mas sabemos que na maior parte das vezes, existe associação com a genética. 

Mas, será que é possível ter os três problemas em um único olho? Continue por aqui que iremos te explicar!

Entenda a miopia

A miopia é um erro refrativo do globo ocular. Isto é, quando a pessoa apresenta este distúrbio nos olhos, a imagem em que ela vê não é focada corretamente, porque os objetos são focados à frente da retina, fazendo com que a visão dos objetos distantes pareça turva. 

O míope apresenta uma certa dificuldade para enxergar imagens de longe. Por isso, é normal encontrar essas pessoas com os olhos semicerrados para tentar tornar a visão nítida. 

Frequentemente, a miopia é notada pela primeira vez nas crianças na escola. Muitas vezes, as crianças não conseguem ver perfeitamente o quadro, contudo conseguem ler um livro facilmente, pois o objeto está perto da sua visão. Com o passar dos anos é comum que o grau da miopia vá aumentando, até os 20 anos. 

Conheça a hipermetropia

Diferente da miopia, a hipermetropia forma a imagem atrás da retina. Neste caso, tanto a visão para longe quanto para perto, é difícil tornar os objetos nítidos. Para isso é preciso fazer um grande esforço ocular. 

Fadiga ocular, também chamada de vista cansada, e dores de cabeça são os primeiros sintomas de hipermetropia. Eles costumam aparecer ao fim da tarde e depois do trabalho ou de alguma leitura.

Saiba mais do astigmatismo

No caso do astigmatismo, a imagem surge na retina de forma desfocada. As pessoas com astigmatismo ocular apresentam os seguintes sintomas: visão turva ao perto e ao longe, ou seja, os objetos mais próximos ou distantes, ficam distorcidos. Além disso, também é comum sentir a vista cansada e dores de cabeça. 

Os sinais não aparecem de imediato,  contudo, com o agravar da doença surgem os primeiros sintomas.

É possível ter os três distúrbios ao mesmo tempo?

Sim, porém em um único olho é impossível. 

A miopia e a hipermetropia nunca poderão ocorrer, ao mesmo tempo, em um mesmo olho. Isso acontece porque ambas são relacionadas ao tamanho do olho e ao lugar em que a imagem se forma dentro dele. Os míopes possuem olho longo e a imagem é formada à frente da retina, já os hipermétropes possuem olho pequeno, e a formação da imagem ocorre após a retina.

O que pode acontecer é de ter a miopia e astigmatismo em um olho, e hipermetropia com astigmatismo no outro. 

Aqui, na clínica do Dr. Danilo Boscoli, realizamos os mais diversos procedimentos oculares, incluindo a cirurgia que trata os erros refrativos. Se você quer aposentar os óculos ou lentes de contato, entre em contato com a gente e agende uma consulta sem sair de casa:

Telefone: (18) 3203-0204

Whatsapp: (18) 99170-9761

 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta