Fiz a cirurgia de miopia: o problema pode voltar?

Já imaginou passar por um procedimento cirúrgico e após alguns anos, a doença voltar? Esse é um dos medos de muitos que já realizaram a cirurgia para tratar a miopia. Afinal de contas, o problema pode realmente aparecer novamente?

Para responder essa pergunta, reunimos todas as informações importantes deste tema neste texto. Continue acompanhando para descobrir tudo sobre o assunto.

Entendendo as exigências da cirurgia de miopia

É preciso compreender alguns detalhes da cirurgia de miopia antes de entender de fato se ela pode ou não voltar. Chamamos o procedimento de cirurgia refrativa, pois é voltado para corrigir os erros de refração dos olhos. São eles: miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. 

Para realizar essa cirurgia, é preciso seguir algumas exigências que garantirão não apenas um procedimento seguro, mas também efetivo. São através desses cuidados que podemos compreender se o problema refrativo pode ou não voltar. 

É preciso ter mais que 21 anos de idade, não ter doenças oculares que contraindiquem o procedimento, não estar em processo de amamentação, e por fim, ter o grau de óculos ou lentes de contato estabilizados. Esse último item é crucial na volta da doença.

A volta da miopia

Na grande maioria dos casos, a miopia não volta após a realização da cirurgia. Porém, existem alguns pontos que podem fazer com que a doença ressurja, mesmo que em graus mais baixos. 

Se a cirurgia for realizada sem o grau dos óculos ou lente de contato estarem estabilizados, é muito provável que a doença volte após o procedimento, já que se trata de um caso onde ela ainda está em processo de evolução.

Além disso, se o uso incorreto ou sem auto supervisão de aparelhos eletrônicos como celulares, computadores e televisões ocorrer, poderá resultar também na volta da miopia. Portanto, é muito importante seguir as recomendações pós-cirúrgicas. 

Convivendo com a miopia

O grande impacto da miopia é no campo de visão mais distante. Logo, enxergar de longe será um grande problema. Conviver com essa doença irá exigir a presença de óculos ou lentes de contato em tempo integral, variando do grau da doença.

O que pode fazer o meu grau de miopia aumentar? 

A maioria das razões por trás do aumento do grau da miopia estão ligadas também aos motivos da doença se desenvolver, são eles:

  • Fatores genéticos: esse é um dos principais causadores e razões por trás do aumento da miopia. Estima-se que as chances de desenvolver a doença são maiores quando os pais já possuem a doença, onde ela pode surgir ao longo da vida.

  • Hábitos cotidianos: pesquisas mostram que quantos mais tempo somos expostos à ambientes internos, com luzes artificiais, e usamos aparelhos eletrônicos de telas, maiores são as chances de desenvolver e aumentar a miopia. 

Se o grau for muito elevado e você já cumprir as exigências para realizar a cirurgia para parar de usar óculos, pode contar com o profissionalismo do Dr. Danilo Boscoli. Converse com a gente e agende uma consulta.

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta