Hipermetropia: causas e sintomas

A hipermetropia é um erro refrativo em que as imagens formam-se atrás da retina. Portanto, ela possui dificuldade de enxergar os objetos de perto, então, assistir a televisão pode ser um problema, mas ver o semáforo é normal. 

Pessoas com hipermetropia costumam nascer com o problema, já que a hereditariedade é a principal causa dessa condição. Entretanto, a condição pode surgir em diferentes graus, passando despercebido durante a infância que, consequentemente, pode trazer uma dificuldade de aprendizagem. 

Sintomas da hipermetropia

Os sinais e sintomas de hipermetropia são progressivos, ou seja, evoluem ao longo do tempo. Os primeiros indícios de um problema de visão são a vista cansada e dores de cabeça. 

Isso ocorre porque é necessário realizar um intenso esforço para tentar enxergar corretamente e superar a deficiência. Outros sintomas que podemos observar: 

  • Visão embaçada para objetos próximos, principalmente, e distantes;

  • Cansaço e dor nos olhos;

  • Dores de cabeça, principalmente após ler;

  • Dificuldade de concentração;

  • Sensação de peso ao redor dos olhos;

  • Lacrimejamento ou vermelhidão dos olhos.

Nas crianças, a hipermetropia pode estar associada ao estrabismo. Para evitar visão baixa, atraso na aprendizagem e má formação da função visual a nível cerebral é importante ter um acompanhamento regular com o oftalmologista. 

Causas da hipermetropia

A hipermetropia está relacionada com a hereditariedade, ou seja, é uma doença passada de pais para o filho. 

A condição pode ter duas causas: pela córnea ter a sua curvatura alterada, isto é ser mais plana que o normal, ou porque o comprimento do olho é menor em relação à normalidade. 

Quais são os tratamentos da hipermetropia?

O tratamento da hipermetropia pode ser feito através do uso de óculos de grau ou com lentes de contato para recolocar a imagem corretamente sobre a retina. 

A partir dos 21 anos, o oftalmologista pode recomendar a realização da cirurgia refrativa com o laser LASIK, a correção é feita com a utilização de lentes intraoculares consoante as condições anatómicas do globo ocular.

Está sentindo alguma dificuldade de enxergar de longe ou de perto? Marque sua consulta com o Dr. Danilo Boscoli pelo telefone (18) 3203-0204 ou pelo WhatsApp (18) 99170-9761. Esperamos o seu contato. 




 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta