Miopia e astigmatismo: entenda a diferença

A diferença entre miopia e astigmatismo é muito simples: enquanto uma causa dificuldades para enxergar apenas de longe, a outra prejudica a visão tanto de longe quanto de perto.

É comum que as pessoas criem uma certa confusão entre os problemas. Vamos explicar de uma vez por todas para você não errar mais quando te perguntarem qual é o seu erro refrativo

O que é miopia?

A miopia ocorre quando seu olho é ligeiramente mais longo do que deveria ser. Isso faz com que os raios de luz sejam focados antes na retina. Dessa forma, você passa a ter dificuldades para enxergar de longe.

Geralmente, essa condição é herdada, descoberta entre os 8 e 12 anos. Com o passar dos anos, o grau tende a aumentar. Porém, entre 20 e 25 anos esse problema de visão tende a se estabilizar, mas isso pode não acontecer em 10% dos casos.

Sintomas da miopia

Uma pessoa míope costuma apresentar dificuldade de enxergar objetos distantes, como placas de trânsito. Para conseguir ver com nitidez é comum observá-las apertando os olhos. Por conta disso, ficam com uma fadiga ocular e podem até ter fortes dores de cabeça.

Como é considerada uma doença hereditária, os primeiros sinais aparecem ainda na infância ou durante a puberdade, apresentando queixas aos pais ou professores a dificuldade para enxergar a matéria da lousa. 

O que é astigmatismo?

A causa do astigmatismo está na córnea dos olhos. Pessoas com essa dificuldade visual possuem a córnea com um formato irregular, sendo ela oval. 

A condição faz com que a luz fique distorcida quando entra nos olhos, formando múltiplos pontos focais. Neste caso, o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, pessoas com astigmatismo possuem uma visão embaçada tanto de perto como de longe. 

Sintomas do astigmatismo 

Os principais sintomas do astigmatismo são a visão distorcida, dificuldade de enxergar perto e de longe. Por ser necessário fazer um maior esforço para tentar visualizar com nitidez é comum ter queixas de dores de cabeça e nos olhos com cansaço ocular. 

Além disso, seus olhos costumam ser sensíveis à luz, condição conhecida como fotofobia. Em ambientes com fortes iluminações podem apresentar vertigem e, até mesmo, enxaqueca. 

Quem tem miopia também terá astigmatismo?

O astigmatismo possui uma relação com outros erros refrativos, como a hipermetropia. Entretanto, isso não quer dizer que uma pessoa com miopia irá desenvolver astigmatismo

Porém, muitas pessoas acreditam que existe uma forte relação entre os dois erros refrativos. Isso porque a maioria dos portadores de miopia também tem astigmatismo.

Como diminuir o grau da miopia e do astigmatismo?

O principal tratamento da miopia e do astigmatismo é o uso de óculos de grau ou lentes de contato adaptados para corrigir ambos os problemas.

O oftalmologista pode recomendar a cirurgia refrativa, caso a pessoa esteja dentro de alguns pré-requisitos ditos pelo especialista. 

Agende sua consulta na clínica do Dr. Danilo Boscoli. Estamos localizados na Rua 7 de Setembro, nº 1390. Vila do Estádio / Presidente Prudente, mas você pode agendar sua consulta sem sair de casa, através do telefone (18) 3203-0204 ou pelo WhatsApp  (18) 99170-9761. Esperamos o seu contato.

 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta