O que é catarata senil e como tratá-la?

O envelhecimento natural de nosso corpo afeta diretamente nossos sentidos. Isso, apesar de parecer trágico, é inevitável. Um deles é a visão, que também passa pelo seu próprio processo de envelhecimento, tendo como consequência a catarata, mas essa não é a única forma de desenvolver essa doença ocular.

Continue acompanhando esse texto para conhecer os tipos de catarata e como tratá-las de forma adequada.

Entendendo porque temos catarata

Um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da catarata é o cristalino, parte de nossos olhos, localizada atrás da pupila. Ele possui a função de interagir com a luz e desenvolver as imagens na retina. Quando afetado e alterado, o cristalino pode perder sua elasticidade e se tornar opaco, dando espaço para a doença que chamamos de catarata.

Catarata Senil e os outros tipos

Os problemas com o cristalino, que resultam na catarata, podem surgir devido a alguns fatores distintos. Por essa razão, podemos classificar três tipos de cataratas:

Catarata congênita - que está presente desde o nascimento.

Catarata secundária - desenvolvida por fatores secundários, como outras doenças oculares que podem ter como consequência a catarata.

Catarata senil - o tipo mais comum, que representa, aproximadamente, 85% dos casos de catarata.Decorrente do avanço da idade, envelhecendo também os olhos, logo, o cristalino. Geralmente aparece acima dos 50 anos e é considerado natural.

Quais são os sintomas da catarata senil?

Seja senil, congênita ou secundária, a catarata não costuma apresentar sintomas em seus primeiros estágios. É apenas com a progressão da doença que os indícios começam a afetar a qualidade de visão. Veja os principais a seguir:

• Dificuldade para enxergar;
  • Visão turva (embaçada);
  • Fotossensibilidade (sensibilidade à luz);
  • Mudança na percepção das cores;
  • Visão dupla;
  • Grau do óculos e lentes de contato com mudanças constantes;
  • Visão escura;
  • Dificuldade para fazer tarefas do cotidiano.
  •

Apenas a cirurgia pode tratar a catarata. Por isso, é recomendado realizar o procedimento quando os sintomas começam a atrapalhar as atividades do dia a dia. Lembre-se sempre que o objetivo da cirurgia é resgatar a qualidade de vida.

Cirurgia de catarata doi?

Uma das principais características da cirurgia de catarata é a rapidez e também o fato de ser praticamente indolor.

Todo o processo ocorre em poucos minutos, já que a cirurgia nos olhos não pode ocorrer em um grande espaço de tempo. O objetivo do processo cirúrgico é substituir o cristalino opaco por uma lente artificial que tem a capacidade de empenhar a função de desenvolver as imagens para a retina.

Se desejado, é possível realizar uma cirurgia de catarata premium, na qual a lente utilizada pode tratar também os erros de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia).

Caso necessite de mais informações ou deseja melhorar a qualidade da sua visão através da cirurgia de catarata, conte com o Dr. Danilo Boscoli, através do WhatsApp: (18) 99170-9761