O que causa a catarata?

Assim como as outras áreas de nosso corpo, os olhos estão sujeitos a diversas doenças. Dentre elas, temos a  catarata, que se tornou tão conhecida devido ao grande número de pessoas que desenvolvem essa doença ocular.

Porém, mesmo sendo algo comum, ainda se trata de um problema que pode deixar grandes consequências, além de afetar diretamente a qualidade de vida. Por isso, é preciso entender o que é, de fato, a catarata e como podemos tratá-la. 

Descobrindo o que causa a catarata

De forma geral, a catarata se forma devido a um processo que ocorre interiormente nos olhos, envolvendo o cristalino. Ele é responsável por interagir com a luz e formar imagens para a retina. 

A catarata é formada quando o cristalino é afetado e perde sua elasticidade, mas as complicações não param por aí. Posteriormente, a opacidade também afeta totalmente o cristalino. Esse fenômeno pode ocorrer de três formas diferentes ou seja, de três maneiras distintas.

A primeira é conhecida como congênita e trata-se simplesmente da catarata presente desde o nascimento. 

Já a segunda, chamada de secundária, refere-se à catarata que é desenvolvida em segundo plano, como consequência de outras doenças ou complicações oculares.

A última e também a mais comum, representando cerca de 85% dos casos, é a catarata senil, desenvolvida com o avanço da idade que envelhece também o cristalino, tendo como consequência os fenômenos que dão vida à doença. 

Catarata tem cura?

Mesmo se tratando de uma doença séria, que pode ter sérias consequências como a cegueira, o tratamento da catarata é simples: através de uma cirurgia específica. 

A cirurgia de catarata é rápida e indolor. O grande objetivo é substituir o cristalino opaco por uma lente artificial, escolhida após exame. Logo, a lente é personalizada para cada paciente. 

Como citado, trata-se de um procedimento cirúrgico leve e que, em seguida, o paciente já é liberado para ir para a casa. Geralmente, o pós-operatório é indolor e os cuidados necessários são passados ao paciente, para evitar complicações na cicatrização e no procedimento como um todo. 

Como saber se tenho catarata?

 A única forma efetiva de descobrir se você possui catarata é através de uma consulta com um oftalmologista. Porém, é possível se atentar aos sintomas da doença, que surgem apenas em estados mais avançados. São eles:

  • Dificuldade para enxergar;
  • Visão embaçada;
  • Fotossensibilidade;
  • Percepção de cores alterada;
  • Grau de óculos com mudanças frequentes;
  • Visão dupla. 

Além disso, você pode começar a apresentar dificuldade para realizar atividades diárias devido à visão. Esse é um dos principais indícios de que você deve realizar a cirurgia de catarata. 

Realizando sua cirurgia de catarata com segurança

Apenas um especialista pode realizar uma cirurgia de catarata com total precisão. Caso necessite de um e resida em Presidente Prudente ou região, pode contar com os cuidados do Dr. Danilo Boscoli. 

Especialista em catarata, o Dr. Danilo Boscoli voltou à sua cidade natal para atender a população prudentina e proporcionar mais qualidade de vida através da visão. Seja para fazer uma cirurgia de catarata ou outros procedimentos oculares, conte conosco: 

  • Telefone: (18) 3203-0204
  • Whatsapp: (18) 99170-9761

 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta