O que é cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa é um procedimento cirúrgico que foi desenvolvido para corrigir falhas de refração nos olhos. E a refração nada mais é do que o processo que ocorre quando a luz atravessa uma superfície.

Quando esse processo ocular está prejudicado, complicações nas vistas tendem a aparecer, marcadas principalmente pela falta de foco da visão. Logo, aqueles que possuem problemas de refração não conseguem enxergar nitidamente. Surgem então problemas como astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia.

Portanto, a cirurgia refrativa diz respeito aos processos cirúrgicos que mudam a refração dos olhos e corrigem em grande escala os problemas de visão decorrentes dessa complicação.

Para quem é indicada a cirurgia de refração?

Existem alguns critérios para realizar esse tipo de cirurgia nos olhos:

• É necessário ter mais de 21 anos;

• Possuir grau dos óculos ou lente de contato estabilizados;

• Não apresentar doenças oculares que possam complicar as cirurgias, como as de contraindicação e as de córnea;

• Se a paciente estiver amamentando, recomenda-se que a cirurgia seja adiada.

Técnicas da cirurgia refrativa

Com o avanço da tecnologia, diversas técnicas foram desenvolvidas para realizar esse tipo de cirurgia ocular. Porém, as mais conhecidas são Femto-Lasik e PRK.

Cirurgia refrativa Lasik - realizada através da aplicação de um laser na camada mais interna da córnea, com o objetivo de corrigir a visão através da modificação de seu formato. É um procedimento indolor, que dispensa pontos e necessita apenas de repouso e colírios específicos.

Cirurgia refrativa PRK - indicada para astigmatismo, miopia e hipermetropia, possui um processo de realização parecido com o Lasik, com alguns preparativos diferentes. Porém, o pós-operatório da cirurgia refrativa PRK apresenta dor e incômodos, por isso, é necessário o uso de uma lente de contato terapêutica, que também ajuda na cicatrização.

Pré e pós-operatório: Como são esses processos?

Antes de fazer a conhecida cirurgia para deixar de usar óculos, é indispensável a realização de exames, para garantir que os olhos estejam saudáveis e para a realização da cirurgia.

Em se tratando do pós-operatório, é comum o paciente apresentar sensibilidade à luz e até mesmo certos desconfortos. A recomendação é de que o uso de óculos de sol seja constante durante o período de três dias após o procedimento.

Onde posso realizar a cirurgia refrativa?

Seja para os olhos ou qualquer outro tipo, sempre é recomendado realizar processos cirúrgicos com profissionais capacitados e especializados no assunto.

Se você quer fazer uma cirurgia para deixar de usar óculos, pode contar com os nossos cuidados e profissionalismo. Caso tenha alguma dúvida, fale com a gente através do site ou redes sociais.