Qual anestesia é utilizada na cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata carrega consigo muitas dúvidas, principalmente por ser um procedimento que envolve uma área sensível. Uma das perguntas que mais surgem é em relação a qual anestesia é utilizada na cirurgia

A anestesia para cirurgia oftalmológica, assim como qualquer outra, é um procedimento muito seguro e oferece poucos riscos ao paciente. Mas, para isso, é importante consultar um profissional para ele entender seu caso e indicar a técnica mais segura para você. 

Tipos de anestesias para cirurgia de catarata 

Quando falamos em cirurgia oftalmológica podemos ter como indicação diversos tipos de anestesias, sendo que cada procedimento, situação e paciente podem ter uma recomendação diferente. 

Entretanto, a maioria das cirurgias dos olhos são realizadas com anestesia local e bloqueios na região próxima aos olhos e, em geral, associado a sedação.

O uso de sedação tem o objetivo de controlar a ansiedade no paciente e diminuir a sua percepção sobre o que está acontecendo durante a cirurgia. Isso evitará que o indivíduo apresente algum pico de estresse durante o processo, porque o mesmo terá percepção de tudo o que está acontecendo ao seu redor. 

Há alguns casos isolados em que a anestesia geral pode ser indicada. Normalmente, isso acontece com crianças e quando o paciente apresenta condições clínicas que contra indicam os bloqueios, sendo eles:

  • distúrbios de coagulação; 

  • quadros demenciais;

  • distúrbios de consciência; 

  • baixos níveis de colaboração;

  • recusa do paciente. 

Como funciona a anestesia tópica?

A cirurgia de catarata é um procedimento que consiste na retirada de um corpo estranho. Ou seja, a catarata é uma condição que afeta o cristalino do olho, causando uma opacidade com o passar do tempo, a cirurgia irá retirar o cristalino e introduzir uma lente intraocular. 

Nesses casos, a sedação, em conjunto a anestesia tópica, é importante para manter o paciente calmo e complementar o procedimento que vai inibir a sua sensibilidade. 

O que é anestesia de bloqueio?

Este tipo de anestesia é muito comum nas cirurgias oculares. A cirurgia ocular costuma causar tensão emocional nos pacientes e isso pode ser prejudicial para aqueles que sofrem de doenças cardíacas ou hipertensão arterial. Sendo assim, a sedação também ajuda a controlar reações que podem ser causadas por essas doenças. 

Qual é o papel do médico anestesista durante o procedimento cirúrgico?

Um dos motivos mais importantes para o sucesso da cirurgia é justamente o médico anestesiologista. Será ele quem irá monitorar o paciente cuidadosamente, zelando pelo seu conforto e segurança.  

Para que tudo seja feito corretamente é fundamental ter uma conversa franca e direta com o profissional. Ele deve conhecer sua situação e estar a par das suas condições de saúde.  Durante sua consulta pré-operatória, o especialista vai fazer uma análise clínica e, a partir dessas informações, vai indicar o planejamento anestésico ideal para cada cenário.

Se está sentindo uma visão diferente do normal, agende sua consulta com o Dr. Danilo Boscoli, pelo  telefone (18) 3203-0204 ou pelo WhatsApp  (18) 99170-9761.

 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta