Quanto tempo dura a cirurgia de catarata?

O medo de cirurgias oculares é muito comum. Por se tratar de uma área extremamente delicada, muitos temem realizar os procedimentos e levantam diversas questões como tempo de duração, possíveis dores, entre outras. 

Neste texto, separamos os principais itens que envolvem a realização de uma das cirurgias refrativas mais realizadas na fase senil, a cirurgias de catarata. 

Cirurgia de catarata: um resumo breve

Já parou para pensar como o nosso corpo reage ao envelhecimento natural? Assim como a nossa aparência física, cada órgão sente o impacto do tempo. Com os olhos, é a mesma coisa. 

O envelhecimento natural causa um problema no cristalino, localizado no interior dos olhos e responsável por interagir com a luz externa, gerando imagens. Essa complicação da idade o deixa opaco e chamamos esse processo de catarata. 

Logo, a cirurgia de catarata se resume a substituir o cristalino opaco por uma lente intraocular — aparelho que consegue realizar a mesma função dele.

Quanto tempo leva a cirurgia de catarata?

Como qualquer procedimento ocular, a cirurgia de catarata não pode durar por muito tempo. Tudo ocorre entre 10 a 20 minutinhos, variando de acordo com cada caso, ou seja, cada paciente possui seu próprio tempo de cirurgia. 

É importante que o paciente esteja acordado durante todo o processo, por isso, tudo ocorre com a aplicação de anestesias (local e tópica). Isso também auxilia na ausência de dores, já que devido à aplicação de anestesia, nada é sentido durante todo o processo.

Então não preciso ter medo da cirurgia?

Não. As chances de ocorrer algum imprevisto são mínimas, já que a evolução da tecnologia oftalmológica proporcionou um procedimento muito seguro e ágil. Atualmente, a grande maioria das cirurgias de catarata são realizadas com a técnica a laser

Após feita, o paciente será liberado no mesmo dia, já podendo realizar diversas tarefas tranquilamente como assistir TV, usar o computador e celular, ler e muitas outras. Durante os cinco primeiros dias, é possível que a visão fique levemente embaçada. 

Depois da cirurgia, ainda vou precisar usar meu óculos?

Isso dependerá muito da cirurgia feita. Se for uma comum, usando uma lente intraocular comum (monofocal), o uso de óculos e lentes de contato ainda pode ser necessário. Porém, se o procedimento utilizar uma lente intraocular especial, o paciente voltará a ter uma visão livre. Por aqui, chamamos a segunda opção de cirurgia de catarata premium.

Cirurgia de catarata premium em Presidente Prudente

A cirurgia de catarata premium só é realizada por um oftalmologista especialista no assunto. Na cidade de Presidente Prudente, você pode contar com o Drº. Danilo Boscoli. Entre em contato e realize qualquer procedimento oftalmológico com segurança, seja da forma tradicional ou através de um plano de saúde.

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta