A catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo, responsável pela perda total da visão de aproximadamente metade dos adultos. Trata-se de uma condição em que o cristalino do olho vai adquirindo opacidade com o passar do tempo, perdendo a sua transparência e causando diversos sintomas.
A cirurgia de catarata é realizada através da retirada do cristalino do olho para o implante de uma lente intraocular, que irá ocupar o local da parte removida e realizar as mesmas funções.
A lente intraocular irá substituir o cristalino que será removido durante o procedimento. Existem vários modelos e tipos de lentes intraoculares, cada qual com sua característica ou vantagem, e podem atender as mais variadas necessidades, todas elas visam melhorar a visão do paciente.
A escolha da lente depende da análise de diversos fatores determinados pelo cirurgião. Antes de tudo ser colocado em prática, o paciente é submetido a alguns exames pré-operatórios.
O oftalmologista pode recomendar que você não coma nenhum alimento sólido pelo menos 6 horas antes da cirurgia. A cirurgia de remoção de catarata pode ser feita em um centro cirúrgico ambulatorial ou em um hospital.
Seu olho será anestesiado com colírio ou com uma injeção. Para ter um maior relaxamento e conforto durante a cirurgia, o profissional pode oferecer o uso de um medicamento específico.
Ao longo da cirurgia, você permanecerá acordado, observando as luzes e os movimentos feitos do processo, mas não terá visão do que o médico está fazendo com seu olho.
Após a cirurgia há uma série de cuidados pós-operatórios a serem tomados, evitando assim o risco de complicações. Primeiramente, pede-se que, nas próximas 24 horas após a cirurgia, não seja feito esforço físico, evitando realizar movimentos bruscos com a cabeça.
A visão pode ficar embaçada nos primeiros dias. No primeiro dia, já é possível realizar algumas atividades como ler, ver televisão e acessar o celular.
O paciente deve utilizar o colírio conforme a receita, além de tomar alguns cuidados como não coçar o olho operado e evitar o contato com muita poeira. Esforços moderados são permitidos.
A visão pode ficar embaçada após a cirurgia, melhorando após cinco dias, mas no primeiro dia já é possível realizar algumas atividades leves, como ler, ver televisão e acessar o celular.
Quanto tempo demora a cirurgia?
A cirurgia tem uma duração aproximada de 15 a 20 minutos.
Qual é a anestesia utilizada?
A anestesia para cirurgia de catarata pode ser realizada de várias maneiras: retrobulbar, peribulbar e anestesia tópica. Cabe ao oftalmologista avaliar cada caso para saber o que é o melhor para o paciente.
Alguma doença pode impedir a cirurgia?
Pessoas com diabetes, hipertensão arterial e outras doenças simultâneas que estão altamente descompensadas, não devem ser operadas até que haja um controle da doença. Infecções oculares ativas devem ser tratadas antes do procedimento.
Precisa de internação?
Não há necessidade de internação para a cirurgia de Catarata, mas será necessário ficar em repouso algumas horas após o procedimento, para que os especialistas identifiquem caso haja algum processo inflamatório no pós cirúrgico. É importante estar acompanhado, já que você não poderá dirigir depois do procedimento.
Dr. Danilo Boscoli
CRM: 130.030 | RQE: 68.499
Convênios atendidos:
Onde estamos
Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763
Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.
Contato
Telefone: 0800 8000700
Whatsapp: (18) 3226-4323