Miopia

O que é Miopia

A miopia é um erro refrativo do globo ocular em que a imagem dos objetos no olho é focada incorretamente, o que provoca uma dificuldade para enxergar de longe.

O grau da miopia é sempre negativo, e pode variar entre -0.25 e até mesmo ultrapassar -25.00, visto que não há um limite determinado para a severidade desse distúrbio.

O fator genético é a principal causa para o desenvolvimento. Por isso, se o seu pai ou sua mãe tiverem miopia, saiba que você possui 50% de chance de adquirir esse erro refrativo. Outra possível causa é o estilo de vida. Ou seja, se você, por exemplo, costuma usar seus olhos para muitos trabalhos de curta distância, como ler ou usar aparelhos eletrônicos, as chances aumentam para o desenvolvimento da miopia.

Sintomas

Nos casos hereditários, os primeiros sintomas costumam surgir entre 8 e 12 anos, e podem piorar durante a adolescência, período em que o organismo passa por rápidas modificações. Os principais sintomas são:

• Não conseguir enxergar de longe;
  • Dor constante nos olhos;
  • Frisar os olhos para tentar enxergar nitidamente;
  • Dificuldade na escola para leitura no quadro;
  • Não enxergar de longe as placas de trânsito;
  • Cansaço excessivo após conduzir, ler ou praticar um esporte.

Na presença desses sintomas, é fundamental procurar por um Oftalmologista para que ele realize uma avaliação detalhada dos seus olhos, e detecte qual a alteração da visão que está prejudicando sua capacidade de enxergar corretamente.

Diagnóstico

A miopia é diagnosticada por meio de exames oftalmológicos de rotina. Na avaliação, o médico realiza algumas perguntas sobre sua visão e, logo após, alguns testes realizados, utilizando a lâmpada de fenda, realiza o diagnóstico.

Tratamentos

O tratamento mais comum para controlar o grau da miopia é corrigir o erro refracional, com o uso de óculos ou lentes de contato que ajudam a focar os raios de luz, colocando a imagem sobre a retina do olho.

Outra opção é a cirurgia refrativa para miopia, pode ser feita quando o grau se encontra estabilizado e o paciente acima 21 anos. A cirurgia é realizada com um laser, para que foque as imagens com nitidez.