5 cuidados fundamentais antes da cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata é uma alternativa segura e eficaz para restaurar a visão de pessoas que sofrem com a opacificação do cristalino, a lente natural do olho. Se você pretende realizá-la, é necessário tomar alguns cuidados fundamentais antes da cirurgia para obter sucesso. Veja mais abaixo.

O que fazer antes da cirurgia de catarata?

Antes de realizar a cirurgia, é importante seguir as orientações do oftalmologista, que podem variar de acordo com cada caso. Mas existem 5 cuidados no pré-operatório da cirurgia de catarata que você não pode abrir mão, são eles:

• Fazer uso dos colírios indicados pelo oftalmologista 2 dias antes da data da cirurgia. Esses medicamentos ajudam a prevenir infecções e inflamações no olho operado.
  • Suspender o uso de lentes de contato no olho a ser operado. Se você usa lentes duras, pare de usá-las quatro dias antes da cirurgia. Se você usa lentes gelatinosas, pare de usá-las dois dias antes da cirurgia.
  • Mantenha o controle da sua pressão arterial e do seu diabetes. Se você tem hipertensão ou diabetes, siga as orientações do seu médico sobre o uso das medicações no dia da cirurgia. Evite hipoglicemia ou hipertensão, pois podem causar complicações durante ou após a cirurgia.
  • Faça jejum de alimentos sólidos e líquidos (inclusive água) por 8 horas antes da cirurgia. Isso evita náuseas e vômitos durante a anestesia. Não pode comer antes da cirurgia de catarata!
  • Não consuma bebidas alcoólicas 24h antes.

Estas são dicas gerais, lembre-se que cada paciente possui uma particularidade, então seu médico poderá recomendar outros cuidados para o pré-operatório. Não deixe de conversar com o seu oftalmologista e tirar todas dúvidas.

Principais cuidados para o dia da cirurgia de catarata

Agora que você já sabe os 5 cuidados antes da cirurgia de catarata, vamos apresentar os cuidados essenciais que você deve ter para o dia da cirurgia.

• Faça a sua higiene normalmente: lave os cabelos com shampoo e o rosto com sabonete;
  • Não use maquiagem ou protetor solar;
  • Vista roupas limpas e confortáveis para cirurgia;
  • Não use joias ou relógio de “pulso”;
  • Compareça para a cirurgia com seu acompanhante;
  • Retire o esmalte da unha.

Mas é sempre importante repassar com o seu oftalmologista como você deve se preparar para o dia da cirurgia.

Cirurgia de catarata dói?

Não se preocupe! A cirurgia de catarata é indolor e chega até a ser caracterizada como um procedimento simples. Para evitar seu desconforto, o médico aplicará uma anestesia local no olho a ser operado para que você não sinta dor.

Se você está com a cirurgia marcada, não fique com medo. O procedimento é completamente seguro, quem afirma isso é o Dr. Danilo Boscoli, oftalmologista em Presidente Prudente que já domina a técnica há anos.

A cirurgia se trata de remover o cristalino opaco e substituí-lo por uma lente artificial. Essa troca é rápida e pode durar de 30 minutos a uma hora, por isso fique tranquilo.

Se você é de Presidente Prudente e tem algum dos sintomas de catarata ocular ou pertence a algum grupo de risco, procure o oftalmologista Danilo Boscoli para avaliar a sua visão e prevenir complicações. A catarata ocular é uma condição tratável e não precisa comprometer a sua qualidade de vida.