Catarata no olho é uma doença hereditária?

A catarata no olho é muito conhecida por ser uma doença ocular desenvolvida através do processo natural de envelhecimento dos olhos, a partir dos 40 anos. Entretanto, apesar de raro, pode ser, sim, que a catarata congênita seja hereditária.

Quais são as principais causas da catarata no olho?

A maioria dos casos de catarata ocorrem devido ao envelhecimento do cristalino, um processo que ocorre naturalmente com o avançar da idade. Chamada de catarata senil, sendo o tipo mais comum. Aliás, apesar de ser normal surgir na terceira idade, ela pode começar mais cedo por questões genéticas.

Como já dito, a catarata congênita pode ser adquirida de maneira hereditária, mas, junto com ela, também existem outras causas, como a rubéola e toxoplasmose na gestação, por exemplo.

Algumas lesões oculares podem influenciar no surgimento da catarata traumática. Por fim, a catarata secundária é conhecida por ser uma consequência da diabete, colesterol alto ou alterações hormonais, em função do uso excessivo de determinados medicamentos.

Previna doenças oculares indo regularmente ao oftalmologista

Viu só, existem diversas variáveis que podem influenciar no aparecimento da catarata. Por isso, é imprescindível a ida regular ao oftalmologista. Assim, o profissional será capaz de acompanhar a evolução da doença e realizar um tratamento adequado.

A cirurgia de catarata pode ser indicada logo no começo da descoberta, tudo depende da situação em que o problema de visão está e como ela está afetando a vida do paciente, principalmente nas atividades diárias.

Aliás, o oftalmologista em Presidente Prudente também pode identificar outras doenças, como os erros refrativos — miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Adotar alguns hábitos saudáveis também podem prevenir a chegada da catarata, como usar óculos escuros com lente de proteção UV; evitar excesso de sal e de açúcar; ingerir mais frutas e vegetais; evitar sobrepeso e obesidade; eliminar o fumo; consumir bebida alcoólica com moderação; praticar atividades físicas regularmente e manter a glicemia controlada.

Cirurgia de catarata é o único tratamento?

Alguns sintomas da catarata podem influenciar no dia a dia do paciente. A principal delas é o embaçamento da vista, prejudicando a realização de tarefas simples como ler, escrever e dirigir. Até a locomoção dentro de casa pode ter uma consequência da catarata.

Para evitar a cegueira, a cirurgia de catarata em Presidente Prudente é o único método a ser utilizado. Mas, antes da decisão, o oftalmologista deve analisar o paciente individualmente.

Apesar de ser um procedimento rápido e seguro, necessita de técnicas e experiência. Além de ser extremamente delicado, principalmente porque se trata de uma cirurgia que mexe com a visão das pessoas.

Dói fazer a cirurgia de catarata?

Essa é uma pergunta recorrente no consultório. Afinal, imaginar uma cirurgia no olho, logo vem a sensação de dor.

Entretanto, ao contrário do medo de muitos pacientes, a cirurgia é indolor. Mas, para evitar qualquer desconforto, o médico aplica uma anestesia local no olho do paciente. O anestésico é aplicado em forma de colírio ou gel. Caso dores sejam sentidas, o paciente deve avisar seu médico imediatamente.

Aqui em Presidente Prudente, você pode confiar no Dr. Danilo Boscoli. Estou localizado na Rua 7 de Setembro, nº 1390, Vila do Estádio. Mas, se você preferir, pode agendar sua consulta sem sair de casa, através do telefone (18) 3203-0204 ou pelo WhatsApp (18) 99170-9761.