Cirurgia de catarata tardia: 4 problemas que podem apresentar
Alguns pacientes que descobrem a necessidade de realizar a cirurgia de catarata preferem adiar o procedimento, ao invés de iniciá-lo imediatamente. Entretanto, fazer essa escolha pode ocasionar alguns riscos à saúde dos olhos da pessoa.
A catarata é caracterizada pela opacidade do cristalino, a lente transparente que reveste o globo ocular e permite a entrada de luz para a formação das imagens.
Com a cirurgia, o cristalino é substituído por lentes intraoculares e, inclusive, pode eliminar a necessidade de usar óculos. Isso acontece quando o oftalmologista percebe a possibilidade de realizar a cirurgia refrativa em conjunto com a catarata.
Veja o que pode acontecer caso decida não realizar a operação, conforme a orientação médica.
Perda de visão rápida
A catarata é a maior causa de cegueira do mundo. Inicialmente, o cristalino fica apenas embaçado e a pessoa fica apenas com algumas dificuldades para enxergar. Mas, com o passar do tempo, o cristalino fica totalmente opaco, já não é possível haver uma passagem de luz para a formação das imagens.
As atividades diárias começam a ficar difíceis
Mesmo quando a visão não está completamente afetada, a falta ou demora da cirurgia de catarata, leva o paciente a ter dificuldades destacáveis no cotidiano.
Por conta da perda da acuidade visual, diminuição no contraste e menor percepção em ambientes com baixa iluminação, é comum que realizar atividades diárias fiquem mais complicadas do que antes.
Além disso, sua qualidade de vida também é afetada, sendo que algumas tarefas simples do dia são prejudicadas, como dirigir durante o período noturno, operar determinados equipamentos e realizar pequenas leituras.
Consequentemente, as chances de acidentes aumentam
Vimos o quanto a rotina fica prejudicada quando a visão está comprometida, sendo assim pequenos acidentes domésticos também podem acontecer.
Quando a visão é afetada, seu reflexo e a mobilidade também são.
Problemas secundários dos olhos podem surgir
Antigamente, com a falta de tecnologia, era necessário estar que a catarata desenvolvesse até determinado ponto para que, assim, fosse retirado tudo de uma só vez.
Entretanto, hoje já não é mais necessário esperar por todo esse tempo e prejudicar mais a qualidade de vida e o bem-estar.
Agora, com a tecnologia necessária, não precisa mais todo esse tempo. A cirurgia pode ser feita logo que surgem as primeiras alterações no cotidiano.
Não realizar a cirurgia no tempo adequado, tende a sobrecarregar a estrutura ocular. Quanto mais avançado o caso está, mais difícil é analisar o quadro para fazer a retirada do cristalino.
Percebeu algo diferente na sua visão? Ou está com dificuldade de executar atividades simples do dia a dia? Procure um oftalmologista para verificar como está a saúde dos olhos. Fale com a nossa equipe pelo telefone (18) 3203-0204 ou pelo WhatsApp (18) 99170-9761.
Dr. Danilo Boscoli
CRM: 130.030 | RQE: 68.499
Convênios atendidos:
Onde estamos
Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763
Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.
Contato
Telefone: 0800 8000700
Whatsapp: (18) 3226-4323