Cirurgia de catarata: 5 mitos e verdades no pós-operatório

Embora a cirurgia de catarata seja um procedimento comum, ainda rondam muitos mitos por trás do tratamento para visão.

Quem nunca ouviu dizer que a catarata pode voltar algum tempo depois da cirurgia? Pois é, esse, por exemplo, é uma das conversas que causam receio às pessoas que sofrem com a doença.

Por este motivo, viemos esclarecer algumas dúvidas e desvendar de uma vez por todas essas histórias.

A doença pode voltar depois da cirurgia de catarata?

Já que demos esse exemplo no começo, vamos esclarecer essa dúvida agora mesmo. Isso não é verdade!

Para resolver a catarata, é inserida uma lente intraocular colocada no olho. Este item possui vida útil centenária e, portanto, a doença não corre o risco de retornar.

O que pode ocorrer, em alguns casos, é um processo de fibrose na membrana que serve como suporte para a lente intraocular alguns meses após a cirurgia. Entretanto, um procedimento a laser rápido pode resolver o problema da visão

Na cirurgia pode ser solucionado a catarata e os erros refrativos?

Mais que verdade! Hoje em dia é possível corrigir miopia, astigmatismo e hipermetropia através das lentes intraoculares durante a cirurgia da catarata. Porém, essa correção dependerá de diversos fatores, como cicatrização e técnica cirúrgica utilizada.

Se você for passar pela cirurgia de catarata em Presidente Prudente já pergunte ao oftalmologista se será possível fazer a correção das duas doenças oculares na mesma operação.

Até na hora de dormir preciso ter cuidado no pós-operatório?

Com certeza! Afinal, a área operada é delicada e está sujeita a sofrer algum impacto durante o sono. Por isso, a posição para dormir deve ser vista com cuidado, não é recomendável que a pessoa durma sobre o olho operado nos primeiros dias após o procedimento.

Você também pode encontrar alguns protetores oculares que auxiliam na proteção, evitando que o olho seja coçado durante a noite.

É utilizado uma anestesia local para a operação?

Sim, verdade! O oftalmologista irá anestesiar os olhos através de gotas anestésicas ou por uma injeção de pequena quantidade de anestésico na região inferior da órbita, assim o globo permanece sem movimento e sem sensibilidade.

Entretanto, claro, quem deve decidir por qual técnica utilizar é sempre o profissional credenciado.

Para um maior conforto do paciente, em casos de nervosismo ou ansiedade, também pode ser utilizado uma sedação para relaxar o corpo. Assim, o indivíduo não irá sofrer durante a operação e o oftalmologista não corre risco de ter o seu serviço interrompido de surpresa.

Posso tomar banho de piscina logo após a cirurgia?

De maneira nenhuma! A verdade é que a recuperação total da visão costuma levar cerca de 45 dias. Ou seja, o pós-operatório ideal não permite o banho de piscina, cachoeira ou qualquer local que você precise deixar o corpo submerso. Aliás, o lazer em geral pode comprometer a recuperação.

Agende sua consulta na clínica do Dr. Danilo Boscoli, através do telefone (18) 3203-0204 ou pelo WhatsApp  (18) 99170-9761. Você pode tirar algumas dúvidas nas nossas redes sociais, estaremos esperando pela sua visita!