Cirurgia de catarata: a lente intraocular é definitiva?

Na cirurgia de catarata, o cirurgião-médico faz a troca do cristalino do paciente — órgão em que a doença ocular afeta, por uma lente intraocular que apresenta a mesma função do natural humano.

Entenda melhor sobre essas lentes!

O que é a lente intraocular?

A principal função é restabelecer a visão do paciente, que está enfrentando a doença de catarata, melhorando a qualidade de vida e, principalmente, garantindo mais bem-estar diário à pessoa.

Os materiais dos produtos são biocompatíveis com um plástico especial, diminuindo o contato direto com os tecidos internos do olho e reduz os riscos de inflamação, após a sua aplicação.

Por isso, as lentes são flexíveis e dobráveis, permitindo a confecção de micro incisões no momento do procedimento cirúrgico.

Quais são os tipos de lente da cirurgia de catarata?

Há dois tipos principais de lente intraocular na cirurgia de catarata que podem ser usadas: as rígidas e as flexíveis. A segunda opção são as mais utilizadas no procedimento, pois, como podem ser dobradas, permitem que a incisão seja pequena e suficiente para sua colocação.

Além disso, as lentes flexíveis estão disponíveis nos modelos monofocais tóricas ou não-tóricas, e multifocais tóricas ou não-tóricas. Conheça cada uma delas.

Monofocais não tóricas

Usadas em pacientes que não possuem um grau de astigmatismo alto, geralmente abaixo de 1. Em contrapartida, funciona para a correção de miopia.

Lembrando que a lente pode não excluir a possibilidade de o paciente necessitar de óculos para perto após a cirurgia de catarata

Monofocais tóricas

Diferente do modelo anterior, essas lentes são indicadas para pacientes acometidos por astigmatismo com graus médios até os altos.

Apesar de fazer a correção para a visão de longe, após o procedimento de retirada da catarata é comum que o paciente ainda necessite de óculos para melhorar sua visão de perto.

Multifocal tórica

A lente multifocal apresenta a vantagem de corrigir a visão de longe e para perto. Por isso, são consideradas modelos modernas. Uma alternativa excelente para os pacientes que desejam corrigir ambos problemas de uma vez só.

Multifocal não tórica

Também indicadas para pacientes que desejam corrigir problemas oftalmológicos para longe e para perto. Já, neste caso, diferente do anterior, que é orientado para graus médios de astigmatismo, elas são recomendadas para aqueles pacientes.

A lente intraocular tem validade?

As lentes intraoculares são colocadas em um procedimento único e permanente, ou seja, são para a vida toda.

Entretanto, pode ser que a lente sofra com uma determinada opacidade, dando a sensação de que a doença catarata está de volta — isso não acontece! Quando isso ocorrer, não pense duas vezes, vá para o oftalmologista e fale com ele a situação.

Um pequeno procedimento a laser, rápido e indolor, pode tratar rapidamente e eliminar esse sintoma.

Onde fazer a cirurgia de catarata em Presidente Prudente?

Os grandes avanços no combate às complicações oculares também estão em Presidente Prudente. Conhecido por sua especialidade em cirurgias de catarata, o Dr. Danilo Boscoli realiza esse procedimento cirúrgico com precisão, devido a sua participação no Fellowship em Catarata.

Meu consultório está localizado na Rua 7 de Setembro, nº 1390, Vila do Estádio. Mas, se você preferir, pode agendar sua consulta sem sair de casa, através do telefone (18) 3203-0204 ou pelo WhatsApp (18) 99170-9761.