Coçar os olhos frequentemente faz mal para a visão?
Embora coçar os olhos pareça ser um gesto simples e inofensivo, suas consequências podem ser graves. Além de prejudicar a visão, o ato pode ocasionar a deformação da córnea ou o deslocamento da retina.
Entenda porque coçar os olhos é um hábito ruim e como você pode evitar.
Porque os olhos coçam?
A sensação de coceira nos olhos pode ter vários motivos, desde processos alérgicos até a síndrome do olho seco.
Em dias secos, com mais poeiras, o olho fica mais sensível e suscetível a desencadear uma irritação ocular. Além disso, bactérias e vírus também podem causar infecções, como a conjuntivite.
A síndrome do olho seco é uma doença da superfície ocular, que costuma ocasionar desconforto ao piscar. Ela pode ser causada pela diminuição, ou até ausência, de produção lacrimal, ou mesmo pela evaporação excessiva das lágrimas.
Em todos os casos, se a coceira persistir intensamente, é recomendável ir ao oftalmologista para que você receba um diagnóstico exato e um tratamento adequado. Não utilize colírios sem supervisão.
A coceira frequente pode levar ao ceratocone
Esfregar os olhos com frequência favorece o surgimento e agravamento do ceratocone porque o trauma contínuo sofrido pelo olho, vai, gradativamente, fragilizando e rompendo as fibras que mantêm a córnea estável.
Ceratocone é uma doença que causa a deformação da córnea, aumentando as curvaturas e gerando miopia e astigmatismo progressivos. Apesar da gravidade do problema ocular, esta doença é um dos diagnósticos mais frequentes nos consultórios.
Os principais sintomas são:
-
Visão embaçada para longe, quanto maior for a miopia;⠀
-
Visão distorcida, quanto maior o astigmatismo;⠀
-
Sensibilidade à luz;⠀
-
Coceira ocular;
-
Dificuldade em decidir os graus no exame de refração.⠀
Muito colírio pode prejudicar a visão
Normalmente, para aliviar a coceira, as pessoas recorrem ao uso de um colírio, mesmo sem prescrição médica. O perigo é que algumas dessas medicações possuem corticoides na composição e podem causar catarata e glaucoma.
Como evitar coçar os olhos
Para te ajudar a evitar coçar os olhos e se prevenir contra todos os riscos que apresentamos, vamos te apresentar algumas dicas rápidas.
Não esqueça de piscar ao longo do dia
Sim, isso acontece — e muito! Geralmente, as pessoas esquecem de piscar quando estão concentradas em alguma atividade. Contudo, o ato de piscar é essencial para a saúde dos olhos.
Quanto mais você pisca, mais lubrificada sua córnea fica e, consequentemente, menores são as chances de um ressecamento que pode se tornar uma coceira. Para os que trabalham com computador e celular, essa dica vale ouro!
Deu coceira? Faça compressas frias!
No olho também pode dar aquela coceira ‘’gostosa’’, que quanto mais você coça, mais aumenta a vontade de coçar. Mas, claro, isso não é o adequado a se fazer.
Coloque uma toalha de rosto macia com água fria nos seus olhos e incline a cabeça. Vinte minutinhos devem ajudar no alívio da coceira e evitam que você coloque a mão nos olhos.
Sempre descanse a vista
Assim como o corpo precisa de um momento de descanso, os olhos também.
O cansaço é uma das causas da coceira nos olhos. Passar muito tempo olhando para telas que emitem luz cansa os olhos e pode, inclusive, diminuir a lubrificação. Portanto, faça pausas, descanse as vistas, e utilize colírios lubrificantes.
Dr. Danilo Boscoli
CRM: 130.030 | RQE: 68.499
Convênios atendidos:
Onde estamos
Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763
Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.
Contato
Telefone: 0800 8000700
Whatsapp: (18) 3226-4323