É possível retardar a miopia na infância?

A miopia na infância, assim como nos adultos, é a dificuldade para enxergar objetos ou pessoas que estão longe. O problema, normalmente, é diagnosticado ainda na infância e tende a aumentar gradualmente, influenciando a qualidade da visão ao longo da vida do paciente.

Segundo um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, cerca de 23 milhões de crianças com a vida escolar ativa sofrem com algum tipo de erro refrativo que interfere em seu desempenho, sendo a miopia a principal delas.

O que causa a miopia na infância?

As causas da miopia ainda não são totalmente claras e definidas. Entretanto, os médicos afirmam que a hereditariedade pode ser um fator importante para o diagnóstico. Logo, se o pai ou a mãe é míope, a criança tem chances altas de também ser.

Outro fator que influencia no desenvolvimento do problema visual é a fadiga ocular, que acontece pelo esforço excessivo do foco, como a leitura inadequada ou ficar muito tempo em frente a telas.

Quais são os sintomas da miopia?

Apesar do problema surgir ainda na infância é comum não perceber a presença de alguns sintomas, principalmente porque as crianças podem não saber como relatar a queixa e simplesmente não falam para os pais.

Mas, os adultos podem observar seus hábitos diários e tomar base para os indícios:

• Dificuldade no aprendizado escolar;

• Irritação frequente nos olhos, acompanhado de vermelhidão e ardência;

• Apresentar queixas de dores de cabeça e tontura;

• Complicações nas brincadeiras comuns.

Há métodos para retardar a miopia?

A miopia não é um problema visual com cura, mas tem tratamentos que são eficazes para controlar o aumento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. No caso da miopia infantil, alguns deles são ainda mais importantes para frear a progressão da doença e prevenir que crianças tenham casos mais graves da condição. Alguns dos principais métodos para isso são:

1. Colírios específicos;

2. Lentes de contato - usadas apenas para esses fins;

3. Lentes de óculos específicas;

4. Hipercorreção miopia.

Por mais que existam essas alternativas, não utilize nenhuma sem a supervisão do oftalmologista. Mantenha sempre o exame oftalmológico de sua criança em dia, para que esses casos não evoluam de forma significativa. A prevenção ainda é o melhor tratamento. Fale com a nossa equipe pelo telefone (18) 3203-0204 ou pelo WhatsApp (18) 99170-9761.