Fotofobia: quais são as causas e como tratá-la?
A fotofobia é uma sensibilidade anormal à luz, caracterizada pela intolerância à luz forte e até natural. Pode ser um sintoma de várias condições subjacentes e, geralmente, está associada a desconforto ou dor nos olhos quando expostos à luz.
Quais são os sintomas da fotofobia?
Os sintomas da fotofobia podem variar de um paciente para o outro, dependendo da sua intensidade de sensibilidade. Podemos citar os seguintes sinais:
- Desconforto ocular: Sensação de queimação, ardência ou dor nos olhos quando expostos à luz.
- Piscar constantemente: O paciente pode piscar os olhos com mais frequência para tentar aliviar o desconforto.
- Lacrimejamento excessivo: A exposição à luz pode desencadear um aumento na produção de lágrimas.
- Apertar os olhos: As pessoas com fotofobia muitas vezes apertam os olhos, franzem a testa ou evitam a luz forte.
- Dores de cabeça: Especialmente enxaquecas.
- Visão turva: A exposição à luz intensa pode causar visão turva ou embaçada.
- Dificuldade de concentração: Dificulta a leitura, o uso de dispositivos eletrônicos e outras atividades que exigem concentração visual.
- Evitar a luz: Preferem os ambientes mais escuros.
- Fadiga ocular: Os olhos demonstram cansaço mais rápido.
- Contração das pupilas: Em algumas situações, as pupilas podem se contrair em resposta à luz intensa, mas, no caso de fotofobia, essa resposta não é eficaz em aliviar o desconforto.
É importante observar que a fotofobia é um sintoma, não uma condição médica em si. Portanto, se você experimentar fotofobia persistente ou grave, é importante procurar um oftalmologista ou profissional de saúde para avaliação e diagnóstico adequados, a fim de determinar a causa subjacente e receber o tratamento apropriado.
Quais são as causas para a fotofobia?
Muitas condições oculares podem causar fotofobia, incluindo conjuntivite, ceratite — inflamação da córnea, úlceras de córnea, uveíte, irite, glaucoma e catarata. Logo, as infecções oculares virais ou bacterianas também entram na lista das possíveis causas da fotofobia.
A síndrome do olho seco, a enxaqueca, medicamentos e o uso excessivo de dispositivos eletrônicos podem ser a causa da fotofobia.
O tratamento da fotofobia depende da causa subjacente e pode variar desde a administração de medicamentos até a correção de problemas oculares subjacentes.
É possível prevenir a fotofobia?
A prevenção direta da fotofobia pode não ser possível em todos os casos. No entanto, há algumas medidas que podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver fotofobia ou agravar a sensibilidade à luz, para isso mantenha a frequência regular no oftalmologista em Presidente Prudente.
Use óculos de sol de qualidade que ofereçam proteção contra raios ultravioleta (UV). Óculos de sol com lentes escuras e de proteção UV podem ajudar a reduzir a exposição à luz solar intensa.
Se você trabalha em um ambiente com iluminação brilhante ou passa muito tempo na frente de telas de computador, faça pausas regulares para descansar os olhos. O uso de filtros de tela ou aplicativos que ajustam o brilho da tela pode ajudar a reduzir a fadiga ocular.
O mais importante das prevenções de doenças oculares é realizar os exames oftalmológicos regulares, com o Dr. Danilo Boscoli, para monitorar a saúde de seus olhos. Identificar e tratar precocemente condições oculares subjacentes pode ajudar a prevenir a fotofobia.
Dr. Danilo Boscoli
CRM: 130.030 | RQE: 68.499
Convênios atendidos:
Onde estamos
Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763
Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.
Contato
Telefone: 0800 8000700
Whatsapp: (18) 3226-4323