Oftalmologista em Presidente Prudente: quais são os exames para as crianças?

Você já se perguntou quando deve levar seu filho ao oftalmologista em Presidente Prudente? Pais de primeira viagem ou até que já têm filhos, muitas vezes não sabem em que momento devem levar a criança ao especialista. 

Os cuidados com a saúde dos olhos devem ser iniciados ainda na maternidade, através do teste do olhinho. 

Agora, você deve se perguntar: como é possível realizar o exame de vista em crianças que não demonstram o problema na visão, não falam e nem lêem? Podemos realizar a avaliação oftalmológica completa em bebês e crianças de todas as idades. 

Qual é o primeiro exame que deve ser feito na criança?

O teste do olhinho é o exame responsável por prever alguns graus severos de miopia, hipermetropia e estrabismo. Além disso, existem doenças mais sérias, como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, infecções, traumas do parto e até mesmo cegueira. 

O exame é descomplicado, rápido e sem desconforto. É esperado que, ao realizar o teste, um reflexo vermelho uniforme e simétrico seja observado em ambos os olhos.

Caso a cor apresentada seja branco é sinal de que algo está errado com a visão do bebê. A possibilidade de realizar o exame ainda dentro da maternidade permite um auxílio profissional imediato e próximo. 

Dessa forma, até as chances de cura são aumentadas. Sendo que o diagnóstico e o tratamento poderiam ser postergados em meses, até que o bebê seja levado à oftalmopediatria

Em que momento preciso levar a criança ao oftalmologista em Presidente Prudente? 

De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, além do teste do olhinho — que deve ser realizado pelo menos três vezes ao ano, a primeira consulta oftalmológica completa pode ser realizada entre os 6 meses e 1 ano de idade.

O início da fase escolar merece uma atenção especial, uma vez que problemas de visão podem prejudicar a alfabetização da criança. Por isso, é fundamental estar atento aos sinais apresentados durante o período. 

A partir da primeira consulta, o profissional deve orientar os pais com a melhor frequência para cada paciente, visando o cuidado adequado da saúde ocular infantil

Olha só os sinais de alerta que você deve observar na sua criança: 

  • Dores de cabeça;
  • Olhos vermelhos;
  • Coceira nos olhos;
  • Abandono em tarefas que exigem esforços visuais;
  • Dificuldade para ler;
  • Lacrimejamento excessivo; 
  • Alta sensibilidade à luz;
  • Necessidade de ver as telas muito de perto;
  • Mau rendimento escolar. 

Precisa dilatar a pupila da criança? 

Nos exames de vista em que se busca diagnosticar e tratar doenças oculares, tais como a miopia em criança e outras, identificando a medida do grau para óculos, de maneira geral, é imprescindível a dilatação da pupila.

Quando o oftalmologista em Presidente Prudente realiza alguns exames é necessário dilatar a pupila para realizar o exame do fundo de olho — para avaliar várias estruturas da parte de dentro do olho, como a retina e o nervo óptico; e a refração — para detectar o grau do olho. 

Consulte o Dr. Danilo Boscoli para cuidar dos olhos da sua criança. Quer ver mais conteúdos informativos como este? Acompanhe o blog e as nossas redes sociais

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta