Qual o tempo ideal de uso diário de lentes de contato?

As lentes de contato são uma alternativa aos óculos de grau, porém seu uso pode causar o surgimento de muitas dúvidas, uma vez que envolve a colocação de algo diretamente em contato com o olho. 

Geralmente, as pessoas escolhem essa opção por questões estéticas. Afinal, alguns não se sentem confortáveis em relação ao uso do óculos de grau e passam vários dias da semana e várias horas do dia usando lentes de contato, buscando corrigir os erros refrativos, como a miopia e astigmatismo.

É muito importante se atentar aos riscos de ficar o dia todo usando as lentes de contato, pois o olho fica privado de oxigênio durante este período. Por isso, podem surgir algumas consequências sérias à sua visão, como úlceras na córnea e intolerância aos produtos. 

Posso usar as lentes de contato o dia todo?

O período em que se pode utilizar lentes de contato varia de acordo com o tipo de lente, assim como a presença de algum problema no olho, como olho seco ou sensibilidade aumentada.

Geralmente, as lentes atuais podem ser colocadas de manhã e retiradas ao final do dia, antes de dormir, totalizando cerca de 14 a 16 horas de uso contínuo. 

Porém, não faça uma escolha por conta própria. Sempre consulte seu oftalmologista, principalmente se o seu caso pode ter o uso de lentes ou se deve ser utilizado apenas o óculos de grau. Assim, você poderá tirar dúvidas e entender quanto tempo é seguro estar com as lentes diariamente. 

Posso dormir com lentes de contato? 

Os tipos mais comuns de lentes são apenas adequados para usar durante o dia, recomendado retirar sempre que for dormir, até quando for tirar alguns cochilos ao longo do dia. 

Ao dormir com as lentes de contato, o paciente castiga a córnea, pois diminui a chegada do oxigênio por meio da lágrima, a bomba lacrimal não funciona quando não piscamos, permanecendo somente os movimentos oculares involuntários.

Lentes de contato podem causar desconforto durante a gravidez?

Na gravidez, pode haver um desequilíbrio ocular que altera as composições da lágrima, diminuindo a quantidade de água por um aumento de gordura. 

Isso pode desencadear, nas grávidas, uma intolerância a lentes de contato, que podem provocar a sensação da crise de olho seco e vista embaçada.

Cuidados com as lentes de contato

Quem usa o item com uma certa regularidade deve ter alguns cuidados de limpeza, evitando infecções ou outros problemas. Dentre os passos que devem ser seguidos estão: 

  • Lavar bem as mãos com sabonete líquido anti bacteriano e secar com papel ou com uma toalha sem fiapos, antes de tocar nos olhos ou nas lentes; 

  • A solução desinfetante do estojo de lentes deve ser trocada sempre que for guardar lentes, enxaguando bem com solução nova para remover bem os resíduos. Além disso, deve colocar primeiro a solução no estojo e só depois a lente;

  • As lentes devem sempre ser manipuladas uma de cada vez, para evitar confusões ou trocas, pois é comum os olhos não terem a mesma graduação;

  • Sempre que retirar a lente, deve colocar na palma da mão, adicionar algumas gotas de solução desinfetante e com a ponta do dedo deve esfregar delicadamente a parte da frente e a parte de trás de cada lente de modo a limpar bem a sua superfície. Depois disso deve enxaguar novamente as lentes com mais algumas gotas de líquido e só depois deve guardar no estojo;

  • Sempre que estiver usando, deve lavar o estojo com solução desinfetante de lentes, deixando-o secar ao ar livre de cabeça para baixo e sobre um tecido limpo;

  • Se não as utiliza todos os dias, deve trocar a solução do estojo pelo menos 1 vez por dia. 

Ah! Lembre-se de trocar o estojo mensalmente, para evitar o acúmulo de impurezas e contaminações, por mais que elas sejam limpas adequadamente.

Esse ano você já foi ver a saúde dos seus olhos? Não deixe para depois, viva com bem-estar. Agende sua consulta na clínica do Dr. Danilo Boscoli, através do telefone (18) 3203-0204 ou pelo WhatsApp  (18) 99170-9761. Esperamos o seu contato.

 

 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta