Visão embaçada na terceira idade: o que pode ser?

Bastam pequenas alterações em nossa visão para prejudicar todas as atividades do dia a dia. Desde as mais simples até as complexas, utilizamos a visão como uma das bases principais e, infelizmente, existem diversos sintomas que indicam complicações nas vistas. 

 Dentre eles, temos a visão embaçada que corresponde a certas doenças oculares e que também merece uma atenção especial, principalmente quando nos referimos à terceira idade. 

Problemas que causam visão embaçada na terceira idade

É importante ressaltar que, assim como passamos por etapas e avanços da idades, os olhos também acompanham esses processos. Esse é um fator extremamente influenciador na qualidade de visão da terceira idade. 

 Podemos destacar a visão embaçada como um sintoma comum dos problemas de visão. Ao se tratar da terceira idade, pode ser um forte indício de catarata — doença que atinge, principalmente, os idosos — porém, não se limita a isso. 

 A visão embaçada é um sintoma presente em quase todas as doenças oculares, incluindo até mesmo aquelas que não se relacionam com a idade, como astigmatismo, miopia, entre outras. Mas isso não deve ser um motivo para ignorá-la, muito pelo contrário. 

 A ida ao oftalmologista deve ser imediata a qualquer sinal de alteração na visão, principalmente quando se trata da terceira idade, já que quanto mais cedo, maiores são as chances de realizar um tratamento com total eficiência. 

Cirurgias na terceira idade para melhorar a visão

Apesar de existir um enorme tabu relacionado ao perigo de cirurgias oculares, e também na suposta fragilidade na terceira idade, os procedimentos cirúrgicos nos olhos são todos seguros, sem exceções. 

Para tratar a catarata, por exemplo, é possível realizar o procedimento com resultado quase imediato e, com o avanço da tecnologia, tratar outros problemas de visão em uma única cirurgia. 

É possível também realizar uma cirurgia para parar de usar óculos, mesmo se tratando da terceira idade, já que qualidade de vida não possui uma faixa etária. Todo o procedimento ocorre de forma segura e com a mesma taxa de sucesso. 

Cirurgia para parar de usar óculos na terceira idade

Chamamos a cirurgia que possibilita parar de usar óculos e lentes de contato de cirurgia refrativa. Ela é responsável por corrigir os erros refrativos que afetam a visão de todos no mundo todo. São elas: miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. 

Para realizá-la, é necessário seguir as indicações:

  • Ter mais de 21 anos;
  • Apresentar grau estabilizado;
  • Não apresentar doenças oculares, principalmente as de córnea;
  • Para pacientes grávidas ou em processo de amamentação, é recomendado adiar a cirurgia.

Além das recomendações citadas, é preciso também que o paciente esteja em dia com a saúde e não possua complicações que contraindicam a cirurgia. Todo o processo pode ser realizado com duas técnicas: Lasik e PRK. A escolha é feita pelo especialista, de acordo com uma pré-consulta personalizada. 

Onde posso fazer uma cirurgia ocular segura?

Aqui na clínica do Dr. Danilo Boscoli, você pode contar com um especialista em cirurgias oculares, com destaque para a de catarata. Além disso, você pode agendar uma consulta sem sair de casa, por telefone ou WhatsApp. Converse com a gente:

  • Telefone: (18) 3203-0204
  • Whatsapp: (18) 99170-9761

 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta