Cirurgia de catarata: como fica o olho após o procedimento?

A cirurgia de catarata é o procedimento cirúrgico mais realizado no Brasil, na área oftalmológica. Trata-se de uma técnica delicada, mas com poucos riscos, que permite restaurar a visão colocando um implante artificial no olho.

Apesar de ser o tratamento mais recomendado aos pacientes com diagnóstico de catarata, muitas pessoas possuem dúvidas sobre o pós-operatório, principalmente como fica a visão após a cirurgia. 

Principais sintomas após a cirurgia de catarata

Alguns dos principais sintomas após a cirurgia de catarata são olho embaçado ou visão turva. Além disso, é também comum que ocorra um lacrimejamento nos olhos e sensibilidade à luz.

Caso a lente implantada seja intraocular multifocal, o paciente pode apresentar dificuldade quanto à distância. E pessoas que passaram por uma cirurgia refrativa, poderão apresentar oscilação de visão, assim como um grau residual.

A cirurgia de catarata deixa todos os pacientes com o olho embaçado?

Esse efeito é raro de acontecer, mas não podemos anular o fato de que isso existe e acomete alguns pacientes. 

A sensação de olho embaçado pode ser resultado do processo de adaptação da lente no olho. Portanto, a tendência é que o sintoma desapareça em poucas horas ou, em alguns casos, dias. 

No entanto, a visão turva também pode decorrer de uma certa opacidade da cápsula que envolve o cristalino. Isso também não é motivo para preocupações e pode ser resolvido por um processo chamado capsulotomia.

Para ter a certeza de que tudo ocorreu da maneira devida e que o sintoma não é nenhuma complicação grave, comente a situação com o seu médico oftalmologista. Ele saberá indicar se está tudo dentro dos conformes. 

É necessário utilizar o tampão no olho operado? 

A maioria dos pacientes já sai da cirurgia com o protetor de acrílico ou óculos de proteção. O item deve ser retirado após algumas horas, de acordo com as orientações recebidas do médico.

Seu uso é fundamental em alguns momentos do dia, como na hora de dormir. Sua função é preservar a cirurgia e proteger os olhos, evitando uma coceira, por exemplo. Além disso, o produto também irá impedir a entrada de poeiras, reduzindo as chances de irritação. 

O uso dos medicamentos devem ser feitos na hora correta

O profissional deve orientar quais passos devem ser tomados e, inclusive, prescrever alguns medicamentos essenciais para os primeiros dias de repouso. 

Por isso, aplique os colírios e as pomadas receitadas no horário determinado. Eles possuem propriedades antibióticas e anti-inflamatórias, essenciais para a recuperação tranquila e cicatrização rápida. 

Não esqueça de ir nas consultas de retorno

As consultas de retorno são essenciais para o médico avaliar a operação, podendo identificar algum problema logo de início.

O especialista observará se está tudo dentro do adequado ao período cirúrgico. Muitos pacientes costumam trazer dúvidas com o cuidado pós-operatório, este é o momento ideal de conversar com o médico e saber como agir cautelosamente. 

 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta