Cirurgia refrativa: quais são as contra indicações?

A cirurgia refrativa serve para tratar os quatros principais *erros refrativos*: miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. Normalmente, esses problemas são tratados com o uso de óculos e lentes de contato. Mas, em casos específicos, o oftalmologista pode indicar uma intervenção cirúrgica. 

Apesar de o tratamento da visão estar cada vez mais popular e acessível, a cirurgia refrativa possui suas contra indicações.

O que é necessário para ser aprovado na cirurgia refrativa?

Antes da aprovação do procedimento, o profissional oftalmológico irá solicitar uma bateria de exames para analisar a saúde da córnea. Além do resultado, outras condições necessárias são: 

  • Ser maior de 21 anos;

  • Ter a refração estável nos últimos 12 meses;

  • Não apresentar contraindicações nos exames;

  • Não estar gestante.

Após verificar todos os detalhes, a equipe poderá decidir qual a técnica ideal para a situação. 

Em quais situações a cirurgia refrativa pode ser contra indicada?

Um dos motivos que impedem a realização da cirurgia é o ceratocone, trata-se de uma doença degenerativa dos olhos, que altera a estrutura da córnea, fazendo com que ela se afine e modifique seu formato para mais cônico que o normal. 

Normalmente, os pacientes alérgicos tendem a desenvolver a doença, por conta do hábito de coçar os olhos com mais frequência. Para descobrir o problema, o oftalmologista orienta que a pessoa faça o exame da topografia de córnea, que tende a mostrar o formato e o relevo preciso da área.

Pacientes diagnosticados com ambliopia também se encaixam nas contraindicações. Este caso ocorre quando não há estímulo para o desenvolvimento do córtex visual no cérebro, durante a infância. Quando o olho apresenta esta situação, nem o uso de óculos ou lentes de contato podem ser úteis no tratamento. A negação da cirurgia se dá pela não melhora da visão, porque não se trata de um erro refrativo, mas, sim, de uma deficiência no córtex. 

Doenças sistêmicas autoimunes, como Lupus Eritematoso Sistêmico ou Artrite Reumatóide, também fazem parte do grupo. Isso porque, quem apresenta o quadro e se sujeita a intervenção cirúrgica podem ter reações inflamatórias exacerbadas ou dificuldades na cicatrização.

Tire suas dúvidas nas consultas

Ao tomar a decisão de que deseja passar pela cirurgia de correção da refração é fundamental conversar com o seu oftalmologista. Ele deve estar ciente do histórico visual que você desenvolveu, dos tratamentos já realizados, dos resultados dos exames e da sua vontade. Assim, o profissional saberá indicar o procedimento adequado, de acordo com as suas necessidades. 

Agende sua consulta com o Dr. Danilo Boscoli para realizar sua avaliação e sanar todas as suas dúvidas em relação a cirurgia refrativa. Converse com a nossa equipe para marcar:

Telefone (18) 3203-0204

WhatsApp  (18) 99170-9761

 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta