Existe idade certa para a cirurgia de catarata?

Segundo os dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, todos os anos, a catarata atinge cerca de 120 mil brasileiros. A doença causa a opacidade da lente natural do olho, chamada  cristalino, geralmente, devido ao envelhecimento. O único tratamento eficaz para estes casos é a cirurgia de catarata

Apesar de ser altamente conhecido por muitas pessoas, é comum surgir algumas dúvidas, como a idade ideal para a realização da cirurgia, se causa dores e como é feito.

Preparamos este conteúdo para ajudar a sanar algumas das suas perguntas. Continue sua leitura e descubra mais sobre a cirurgia de catarata.

Em que idade a catarata costuma aparecer?

A catarata senil é a mais comum. Ela costuma dar o ar da graça, por volta dos 60 anos. Entretanto, é possível que a doença apareça antes dessa idade, até em jovens. Isso pode ocorrer por causas congênitas, traumáticas e medicamentosas.

Os sintomas característicos são a piora da visão, que o óculos não consegue corrigir e a diminuição da visualização do contraste de objetos. A sensibilidade à luz e faróis de carro também são sintomas comuns da catarata subcapsular posterior, sendo um tipo da doença que ocorre mais em jovens e usuários de corticoide via oral.

Por isso, é fundamental prestar atenção a sua visão durante o dia, momento em que as coisas começam a não ser tão fáceis como antes.

Depois da descoberta da catarata, quando posso fazer a cirurgia?

A cirurgia não costuma ser um procedimento de urgência, além disso, não existe uma idade certa para a sua realização.

Porém, quanto maior a demora em realizar a cirurgia, mais a catarata fica densa, dificultando o procedimento e aumentando a possibilidade de complicações.

Ou seja, você pode optar em esperar, porém, pode ser mais difícil. Cuide da sua saúde hoje!

A miopia pode ser corrigida na cirurgia de catarata?

Os avanços tecnológicos e da oftalmologia fizeram com que a cirurgia de catarata também pudesse corrigir os erros de refração, como a miopia, astigmatismo e hipermetropia. Mas, depende da lente que o doutor indicar na situação.

As lentes que podem corrigir a visão de perto e longe são as lentes multifocais ou trifocais. Assim, o paciente acaba tendo o benefício de se livrar dos óculos ao realizar a cirurgia de catarata.

É necessário usar óculos depois da cirurgia?

Pode ser que seja necessário, dependendo da lente intraocular implantada e do grau que o paciente apresentava antes. Mesmo que haja a cirurgia refrativa em conjunto, pode ter um residual de antes.

Se for uma lente simples monofocal, os óculos de leitura para perto e para o computador costumam ser necessários. Caso a pessoa tenha astigmatismo e a opção não tiver sido o implante de uma lente intraocular tórica, que corrige esse problema, será necessário a utilização de óculos para longe e perto.

Lembrando que a escolha das lentes é feita com muito cuidado pelo cirurgião. Nada é feito de forma aleatória, para uma decisão concisa é importante analisar os exames pré-operatórios do paciente. Por isso, pode acontecer a necessidade de óculos.

Agende sua consulta na clínica do Dr. Danilo Boscoli. Estamos localizados na Rua 7 de Setembro, nº 1390. Vila do Estádio / Presidente Prudente, mas você pode agendar sua consulta sem sair de casa, através do telefone (18) 3203-0204 ou pelo WhatsApp  (18) 99170-9761. Esperamos o seu contato.