Glaucoma: quais os sintomas e como tratar

Uma das doenças oculares mais conhecidas mundialmente é o glaucoma. A razão por trás de tamanho conhecimento popular se dá devido às suas causas que, na maioria das vezes, são ligadas a diabetes, outra doença extremamente comum em nossa sociedade atual.

Apesar de ser tão conhecida, não devemos banalizar o glaucoma, já que se trata de uma complicação com sérias consequências irreversíveis à visão, podendo levar até mesmo à cegueira. A informação, atrelada ao cuidado, é uma das melhores formas de combatê-la, por isso é importante conhecer os sintomas, métodos de prevenção e até mesmo os tratamentos disponíveis.

Por que temos glaucoma?

A principal razão do desenvolvimento do glaucoma é a pressão intraocular. Para que tudo fique em estado saudável, é preciso que a pressão dos olhos esteja entre 10 mm Hg e 20 mm Hg (valor máximo limite). A alteração desse valor acontece principalmente devido à produção do humor aquoso alterada.

Caracterizado como um líquido transparente, o humor aquoso nutri o cristalino e a córnea de nosso olho, além, é claro, de regular a pressão intraocular. Ele é produzido pelo corpo ciliar e drenado pela malha trabecular. Esse procedimento pode ter problemas e a drenagem pode não ocorrer na mesma quantidade de produção, aumentando a pressão dos olhos, causando o glaucoma.

Além disso, como já citado acima, a diabetes é uma das grandes vilãs quando se trata do glaucoma.

Sintomas e indícios de glaucoma

Assim como diversas doenças oculares, o glaucoma é conhecido por ser “silencioso”, já que seus estágios iniciais podem não apresentar nenhum sintoma. Porém, quando está em fases mais avançadas, pode apresentar:

• Visão mais “afunilada”;

• Dor no interior do olho;

• Dilatação da pupila;

• Visão embaçada;

• Vermelhidão dos olhos;

• Lacrimejamento;

• Sensibilidade à luz.

Além disso, é comum também ter sintomas que não se associam diretamente aos olhos, como náuseas e vômito. Caso exista um caso de glaucoma na família, é recomendado que os filhos e netos da pessoa portadora da doença realizem anualmente um exame de prevenção, principalmente após os 40 anos.

Tratamento contra o glaucoma

Quanto mais cedo for diagnosticado o glaucoma, mais efetivo serão os tratamentos. Em sua grande maioria, a doença é tratada com o uso de colírios com capacidade de reduzir e estabilizar a pressão intraocular. Porém, em alguns casos, é necessário realizar cirurgias com intuitos diferentes, baseado em cada caso.

Pode-se realizar a cirurgia para reduzir a pressão dos olhos, deixando-a com um valor menor do que o máximo (20 mm Hg), cauterização e diminuir a produção de humor aquoso e até mesmo evitar bloqueios de drenagem do líquido.

Assim como outras cirurgias oculares, como a para parar de usar óculos, por exemplo, deve-se realizar o procedimento com profissionais capacitados, já que os olhos são áreas sensíveis. Nessa tarefa, você pode contar com o Dr. Danilo Boscoli. Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e agende uma consulta: