4 doenças prevenidas com o exame de vista

Você tem cuidado da saúde dos seus olhos? Alguns hábitos corriqueiros podem prejudicá-los e para não causar danos permanentes, um cuidado simples pode ser fundamental: o exame de vista.

Essa é uma das consultas médicas que as pessoas costumam deixar para depois ou até acabam esquecendo. Mas, trata-se de um acompanhamento essencial para manter a vida saudável. Por isso, o exame dos olhos também deve ser incluído no calendário de cuidados, no mínimo, uma vez ao ano.

Como é feito o exame de vista?

Ao chegar no consultório oftalmológico, você deve relatar ao profissional o problema de visão que vem sentindo ao longo do dia. Em seguida, ele irá iniciar as avaliações específicas para o seu caso.

Os exames são necessários para uma melhor análise e diagnóstico da saúde da visão do paciente. Alguns métodos que eles utilizam são mais conhecidos, como o teste de erro de refração, avaliação externa da região, exame do fundo do olho, teste ortóptico e topografia da córnea.

Doenças do olho prevenidas com o exame de vista

As doenças oculares podem surgir devido a condições genéticas ou por hábitos diários, como coçar os olhos, não remover a maquiagem antes de dormir ou usar produtos inadequados na região.

A longo prazo, sem um acompanhamento oftalmológico e um tratamento adequado, a doença pode evoluir e provocar uma dificuldade de enxergar e, em casos mais graves, leva até a cegueira.

Catarata

Essa é uma das doenças do olho mais conhecidas e que mais atinge a população. Trata-se de uma condição que deixa o cristalino do olho opaco e embaçado. Geralmente, a catarata afeta os idosos, mas existem outras causas que podem derivar a condição em pessoas mais jovens.

O diagnóstico costuma ser feito em consultas de rotina e o tratamento mais adequado é a cirurgia.

Glaucoma

Esta é uma doença crônica que causa o aumento da pressão intraocular, podendo lesionar o nervo óptico. Em consequência a tudo isso, a visão periférica é prejudicada.

Para a redução intraocular é indicado um tratamento à base de colírios. Em casos mais avançados o ideal é seguir com a cirurgia.

Retinopatia diabética

É uma doença ocular vascular que ataca a retina dos pacientes que apresentam a condição diabética. A visão é reduzida progressivamente, ao longo do passar dos dias, ou subitamente, quando ocorre de repente.

Nestes casos, o tratamento mais adequado é conseguir controlar corretamente a diabete. Entretanto, também é necessária uma terapia específica para os olhos, que pode incluir o uso de remédios intraoculares, laser ou até cirurgias, para quadros mais graves.

Erros de refração

São distúrbios de visão, ocasionados pela focalização inadequada da luz que chega até a retina, prejudicando a nitidez da imagem.

Os mais comuns e afetam milhares de pessoas são: miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia. O diagnóstico é feito através de exames de rotina e o tratamento é feito pelo uso de óculos ou lentes de contato. Em casos específicos, em que o paciente se enquadre na situação, o oftalmologista pode indicar a intervenção cirúrgica.

Qual é o período indicado para fazer o exame de vista?

A visita no oftalmologista deve ser feita, no mínimo, uma vez ao ano. A frequência pode ser maior, dependendo do problema de visão e dos exames necessários para encontrar um tratamento adequado. Outro fator que pode influenciar na quantidade de consultas é a idade do paciente.

Além disso, vale ficar atento em alguns sinais que podem indicar alguns problemas oculares e, se for o seu caso, o ideal é procurar a ajuda de um profissional imediatamente:

• Excesso ou ausência de lacrimação;

• Visão embaçada;

• Dor de cabeça constante;

• Vermelhidão nos olhos;

• Hipersensibilidade à luz;

• Pupilas de tamanhos diferentes;

• Forçar a vista para enxergar;

• Visão dupla;

• Perda parcial ou progressiva da visão;

• Manchas na visão.

Faça a sua avaliação com o Dr. Danilo Boscoli

Agende sua consulta na clínica do Dr. Danilo Boscoli. Estamos localizados na Rua 7 de Setembro, nº 1390. Vila do Estádio / Presidente Prudente, mas você pode agendar sua consulta sem sair de casa, através do telefone (18) 3203-0204 ou pelo WhatsApp  (18) 99170-9761. Esperamos o seu contato!