Sintomas da catarata: quando procurar um oftalmologista?

O avanço da idade é um processo natural e que todos vão passar, sem exceções. Com ele, ganhamos experiência, sabedoria e muitas outras características. Porém, dentre elas, temos também o envelhecimento dos olhos, chamado de presbiopia, tendo como consequência alguns problemas, como a catarata.

Neste texto, vamos informar mais detalhes sobre essa doença ocular, seus sintomas e como tratá-la da melhor maneira. 

Por que temos catarata?

Como já citado, nossos olhos também passam pelo processo de envelhecimento. Isso afeta diretamente a nossa “lente dos olhos”, chamada de cristalino. Logo, a elasticidade é perdida, dando espaço para uma forte consequência: a opacidade. Esse fenômeno afeta a interatividade dos olhos com a luz, abalando diretamente a qualidade da visão. Chamamos esse processo de catarata. 

Apesar de ser uma doença preocupante, todos estamos sujeitos a ter catarata. Para se ter uma noção, segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), 47,8% da cegueira mundial tem a catarata como causa. 

“Mas se praticamente ter catarata é inevitável, o que podemos fazer?”. Esse pode ser um pensamento coletivo de muitos, porém, a catarata é totalmente tratável e até mesmo, evitada a longo prazo. Mas, primeiro, é preciso aprender a identificar a doença. 

Descobrindo os sintomas da catarata

Diferente de muitas doenças, a catarata não costuma apresentar sintomas em seus estágios iniciais. Assim como a sua evolução, que ocorre de forma progressiva, os sintomas começam a surgir com o agravamento da catarata. Veja os principais a seguir:

  • Dificuldade para enxergar;
  • Visão turva (embaçada);
  • Fotossensibilidade (sensibilidade à luz);
  • Mudança na percepção das cores;
  • Visão dupla;
  • Grau do óculos e lentes de contato com mudanças constantes;
  • Visão escura;
  • Dificuldade para fazer tarefas do cotidiano.

Procure um profissional caso sinta algum desses sintomas, principalmente se possuir idade avançada. Apenas um oftalmologista especialista pode diagnosticar a doença com precisão e indicar o tratamento adequado.

Como tratar a catarata?

Não existem medicamentos e colírios para tratar essa doença. A única forma de tratá-la é através da cirurgia para catarata. Por essa razão, é recomendado iniciar o tratamento assim que a doença começar a atrapalhar a qualidade de vida. 

O processo cirúrgico é tranquilo. Atualmente, pode ser feito através de duas técnicas: com laser e facoemulsificação. Em ambos os casos, o cristalino que ficou opaco devido à doença, é substituído por uma lente específica. 

Devido à evolução da área, é possível usufruir de lentes especiais, em que não apenas a catarata é tratada, como também todas as doenças refrativas, como a miopia e o astigmatismo, por exemplo. Chamamos o processo que usa essas lentes de cirurgia de catarata premium. 

Especialista em cirurgia de catarata em Presidente Prudente

A cidade de Presidente Prudente e região possui um profissional especialista no tratamento de catarata. O Dr. Danilo Boscoli já participou do Fellowship em Catarata, Glaucoma, Ultrassonografia Ocular e Cirurgia Refrativa, além de possuir o título de especialista em Oftalmologia pelo CBO ( Conselho Brasileiro de Oftalmologia).

Com um espaço dedicado a todos, você pode ser atendido pelo Dr. Danilo Boscoli até mesmo através de planos de saúde. Entre em contato e agende uma consulta no conforto de sua casa, seja por telefone ou WhatsApp:

  • Telefone: (18) 3203-0204
  • Whatsapp: (18) 99170-9761

 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta