Catarata é uma doença só de idoso?

Catarata não é só coisa de idoso! Quando ouvimos falar, logo pensamos nas pessoas de mais idade que têm sua visão afetada pela doença ocular. Entretanto, esse é um julgamento errado da situação.

Aliás, esse problema da visão pode afetar pessoas de qualquer idade. Inclusive, uma criança, que já pode até nascer com catarata nos olhos.

O que é catarata?

O catarata é uma lesão ocular que provoca uma opacidade parcial ou total do cristalino, sendo a lente natural do olho humano.

Quando alguém apresenta essa deficiência ocular, é comum sentir dificuldades para enxergar. Além de outros sintomas como:

• Visão embaçada ou turva;

• Dificuldade para ler ou dirigir;

• Sensibilidade à luz;

• Alteração na percepção das cores;

• Dificuldade para executar tarefas simples do dia.

Conheça os tipos de catarata

Na maioria das vezes, a doença é decorrente do processo natural do envelhecimento, afetando, principalmente, pessoas com mais de 50 anos. Contudo, existem outras possíveis causas, veja quais são elas.

Catarata congênita

Como o próprio nome diz, este tipo de catarata já acompanha o bebê desde o útero da mãe. O problema ocular pode afetar o recém-nascido quando a genitora contrai alguma infecção durante a gestação, como rubéola, toxoplasmose ou sífilis.

A doença pode ser diagnosticada já no pré-natal ou no nascimento, através do teste do olhinho. Mas, não é só em recém-nascidos que a doença pode aparecer, em crianças mais velhas também, seja por traumas oculares, inflamações dentro do olho ou o uso inapropriado de medicamentos, por exemplo os corticóides.

Catarata secundária

Neste caso, nem sempre a causa está relacionada com problemas oculares. Alguns fatores que podem ser responsáveis pela catarata são:

• Uveítes;

• Tumores malignos intraoculares;

• Glaucoma;

• Deslocamento da retina;

• Exposição a radiações actínicas;

• Causas tóxicas;

• Entre outros.

Catarata senil

Essa é a situação mais comum, sendo uma consequência das mudanças biológicas decorrentes da idade. Neste caso, nem é considerado uma doença, mas, sim, um processo natural do envelhecimento.

Sua evolução é progressiva, porém no início o paciente perde o transparente do cristalino, causando visão embaçada. Entretanto, algumas doenças podem acelerar o avanço da catarata, como a diabete, por exemplo.

Percebeu algo diferente na sua visão? Ou está com dificuldade de executar atividades simples do dia a dia? Procure um oftalmologista para verificar como está a saúde dos olhos. Fale com a nossa equipe pelo telefone (18) 3203-0204 ou pelo WhatsApp (18) 99170-9761.