Fadiga ocular é causada pelo uso excessivo de telas?

Você já percebeu que quando passa muitas horas no celular ou no computador, o olho fica lacrimejando, às vezes embaçado e com ardência? Esses sintomas estão dando sinais da fadiga ocular

Após duas horas contínuas olhando para objetos brilhantes, caracterizados como itens de tela, o funcionamento do olho começa a ficar comprometido. A rotina de home-office vem intensificando o uso dos aparelhos e deixando cada vez mais pessoas com o cansaço nos olhos

Quais são os primeiros sintomas de fadiga ocular?

A saúde dos olhos deve receber uma atenção diferenciada, pois se trata de uma área sensível e fica exposta por poeiras, vento, e areia, por exemplo. 

Os primeiros sinais de um problema na visão costumam passar despercebidos. Então, é importante estar atento ao que o seu corpo indica. 

A fadiga ocular se manifesta com sinais de cansaço e peso nos olhos. Além disso, é difícil manter a concentração nas atividades, porque o olho fica seco e causa uma sensação de ardência. 

Por que acontece a fadiga ocular?

Poucas pessoas sabem disso, mas visualizar as telas exige um esforço maior para enxergar as imagens. Isso acontece por as ilustrações serem fragmentadas, formadas por pixels. 

Outro fator que pode provocar o cansaço visual é a falta de piscar. Quando estamos atentos ao que está passando no celular, ocorre uma diminuição na frequência de piscar, provocando o olho seco. 

Como evitar o cansaço dos olhos? 

As medidas que podem ser tomadas são simples e trazem ótimos resultados da saúde dos seus olhos, até mesmo na qualidade de produtividade das atividades diárias. 

Algumas pessoas seguem algumas regras para descansar os olhos da luz azul. Uma delas é que a pessoa deve parar por 10 a 15 minutos, a cada 2 horas. Outro método é fazer uma pausa de 20 segundos a cada 20 minutos. Nos momentos de intervalos, você pode ficar seu olhar a longa distância. 

Regular os parâmetros da tela, respeitar o limite de horário e atentar-se ao brilho são passos que podem ser feitos a qualquer hora e proporcionam mais conforto durante o uso. 

Durante o final de semana e nas horas vagas, evite ficar com as telas, faça programações diferentes e procure atividades que exercite o corpo, para descansar os olhos. 

Mantenha a rotina no oftalmologista

Se mesmo com as pausas programadas e a mudança na rotina, você perceber que a visão não está normalizada, procure o oftalmologista para mais investigações e, se necessário, o devido tratamento. 

Apenas um especialista pode te preparar para uma cirurgia de catarata com toda a segurança necessária, indicando a lente correta para o seu caso. Venha conversar com o Dr. Danilo Boscoli!

Telefone (18) 3203-0204

WhatsApp  (18) 99170-9761

 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta