Hipertensão ocular: o que é e quais são os sintomas?
A hipertensão ocular acontece quando há um aumento da pressão dentro do nosso olho. Falando dessa maneira parece uma dor insuportável, porém, na maior parte das vezes, é uma doença que progride de maneira silenciosa.
Alguns casos, a pessoa possui a doença ocular, sem diagnóstico e tratamento, com isso o problema vai se desenvolvendo. No entanto, o indivíduo pode nem sentir um dano à visão ou à estrutura dos olhos.
Quem tem hipertensão ocular tem glaucoma?
Embora ambas as doenças sejam relacionadas a um mesmo tipo de processo: altos níveis de pressão no organismo – o glaucoma, nos olhos; a hipertensão, nos vasos sanguíneos, nem sempre um paciente com pressão alta nos olhos irá desenvolver o glaucoma.
O risco para essa extensão depende do valor da pressão, idade, se tem casos de glaucoma na família e de características da anatomia do olho.
A pressão alta nos olhos pode ter sintomas?
Infelizmente, nem todos casos os sintomas aparecem, tardando o início do tratamento para hipertensão ocular. Apesar disso, alguns pacientes podem ter quadros mais agudos, neste caso, pode aparecer os seguintes sinais:
-
Observação de arcos em volta das luzes;
-
Diminuição da visão periférica;
-
Vista turva ou embaçada;
-
Aumento da pupila;
-
Dor nos olhos;
-
Fotofobia;
-
Cefaleia;
-
Vômitos.
Em geral, o aumento da pressão é descoberto pelo oftalmologista nas consultas de rotina.
O que pode causar esse aumento?
O aumento da pressão está diretamente ligado ao líquido aquoso dos olhos. Esse líquido, feito de água e sais, é responsável por manter a temperatura interna da região. Posteriormente, ele é eliminado naturalmente entre a córnea e a íris.
Quando esse líquido está em excesso e não circula corretamente, ele acaba represando e aumentando a pressão intraocular do paciente.
Em olhos saudáveis, o nível deve estar entre 10 e 20 mmHg (milímetros de mercúrio). Uma possível suspeita de hipertensão aparece quando esse mesmo nível está acima de 21 mmHg.
Tem como controlar a pressão intraocular?
Caso a doença esteja no estágio de glaucoma, não tem como recorrer a um tratamento de cura. Porém, o oftalmologista em Presidente Prudente pode prescrever o uso de colírios e medicamentos conseguem controlar a doença, evitando que ela progrida.
Em alguns quadros, o tratamento cirúrgico pode ser necessário. No entanto, a operação é recomendada apenas em último caso, já que ela não garante que a doença não retorne posteriormente.
Se o paciente estiver ainda na fase de pressão intraocular, é possível fazer algumas mudanças em seus hábitos e prevenir de uma evolução para o quadro de glaucoma.
Controlar os níveis de estresse, fazer dietas balanceadas e evitar o consumo de álcool, são práticas que podem fazer a diferença na sua qualidade de vida.
Além disso, uma das melhores formas de prevenir qualquer doença relacionada a sua visão é consultar o oftalmologista em Presidente Prudente regularmente. Ainda mais depois dos 40 anos. Entretanto, quando já existe alguma dificuldade para enxergar antes dessa idade ou quando há históricos familiares, também é fundamental manter a periodicidade no consultório.
Estamos prontos para te atender!
Ainda está com dúvida sobre o problema de visão e quais são as suas soluções? Agende sua consulta na clínica do Dr. Danilo Boscoli.
Estamos localizados na Rua 7 de Setembro, nº 1390. Vila do Estádio / Presidente Prudente, mas você pode agendar sua consulta sem sair de casa, através do telefone (18) 3203-0204 ou pelo WhatsApp (18) 99170-9761. Esperamos o seu contato!
Dr. Danilo Boscoli
CRM: 130.030 | RQE: 68.499
Convênios atendidos:
Onde estamos
Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763
Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.
Contato
Telefone: 0800 8000700
Whatsapp: (18) 3226-4323