Hipertensão ocular: o que é e quais são os sintomas?

A hipertensão ocular acontece quando há um aumento da pressão dentro do nosso olho. Falando dessa maneira parece uma dor insuportável, porém, na maior parte das vezes, é uma doença que progride de maneira silenciosa.

Alguns casos, a pessoa possui a doença ocular, sem diagnóstico e tratamento, com isso o problema vai se desenvolvendo. No entanto, o indivíduo pode nem sentir um dano à visão ou à estrutura dos olhos.

Quem tem hipertensão ocular tem glaucoma?

Embora ambas as doenças sejam relacionadas a um mesmo tipo de processo: altos níveis de pressão no organismo – o glaucoma, nos olhos; a hipertensão, nos vasos sanguíneos, nem sempre um paciente com pressão alta nos olhos irá desenvolver o glaucoma.

O risco para essa extensão depende do valor da pressão, idade, se tem casos de glaucoma na família e de características da anatomia do olho.

A pressão alta nos olhos pode ter sintomas?

Infelizmente, nem todos casos os sintomas aparecem, tardando o início do tratamento para hipertensão ocular. Apesar disso, alguns pacientes podem ter quadros mais agudos, neste caso, pode aparecer os seguintes sinais:

• Observação de arcos em volta das luzes;

• Diminuição da visão periférica;

• Vista turva ou embaçada;

• Aumento da pupila;

• Dor nos olhos;

• Fotofobia;

• Cefaleia;

• Vômitos.

Em geral, o aumento da pressão é descoberto pelo oftalmologista nas consultas de rotina.

O que pode causar esse aumento?

O aumento da pressão está diretamente ligado ao líquido aquoso dos olhos. Esse líquido, feito de água e sais, é responsável por manter a temperatura interna da região. Posteriormente, ele é eliminado naturalmente entre a córnea e a íris.

Quando esse líquido está em excesso e não circula corretamente, ele acaba represando e aumentando a pressão intraocular do paciente.

Em olhos saudáveis, o nível deve estar entre 10 e 20 mmHg (milímetros de mercúrio). Uma possível suspeita de hipertensão aparece quando esse mesmo nível está acima de 21 mmHg.

Tem como controlar a pressão intraocular?

Caso a doença esteja no estágio de glaucoma, não tem como recorrer a um tratamento de cura. Porém, o oftalmologista em Presidente Prudente pode prescrever o uso de colírios e medicamentos conseguem controlar a doença, evitando que ela progrida.

Em alguns quadros, o tratamento cirúrgico pode ser necessário. No entanto, a operação é recomendada apenas em último caso, já que ela não garante que a doença não retorne posteriormente.

Se o paciente estiver ainda na fase de pressão intraocular, é possível fazer algumas mudanças em seus hábitos e prevenir de uma evolução para o quadro de glaucoma.

Controlar os níveis de estresse, fazer dietas balanceadas e evitar o consumo de álcool, são práticas que podem fazer a diferença na sua qualidade de vida.

Além disso, uma das melhores formas de prevenir qualquer doença relacionada a sua visão é consultar o oftalmologista em Presidente Prudente regularmente. Ainda mais depois dos 40 anos. Entretanto, quando já existe alguma dificuldade para enxergar antes dessa idade ou quando há históricos familiares, também é fundamental manter a periodicidade no consultório.

Estamos prontos para te atender!

Ainda está com dúvida sobre o problema de visão e quais são as suas soluções? Agende sua consulta na clínica do Dr. Danilo Boscoli

Estamos localizados na Rua 7 de Setembro, nº 1390. Vila do Estádio / Presidente Prudente, mas você pode agendar sua consulta sem sair de casa, através do telefone (18) 3203-0204 ou pelo WhatsApp  (18) 99170-9761. Esperamos o seu contato!