Manchas na visão: o que pode ser?

Você está percebendo algumas manchas na visão ou pontos pretos se movimentando no seu campo de visão? Esse fenômeno chama-se moscas volantes e, geralmente, o sintoma aparece conforme ficamos mais velhos.

O problema de visão é mais comum do que imaginamos. Isso tem a ver com o envelhecimento do vítreo. Entretanto, se você começa a enxergar muitas manchas que atrapalham a vista ou nota que elas estão evoluindo repentinamente, é importante procurar um oftalmologista o mais rápido possível.

Sintomas das moscas volantes

As manchas podem ser facilmente percebidas durante leituras, em superfícies brancas ou até dependendo do tipo de iluminação, ou a posição em que ela olha para algum objeto.

A situação não causa dores, porém, por atrapalhar a visão, a pessoa tem que se esforçar mais para enxergar, provocando algumas dores de cabeça ao longo do dia ou no final do dia.

Quando a doença dos olhos começa a evoluir, o paciente pode apresentar os seguintes sintomas:

• Pontos cegos;
  • Lacrimejamento;
  • Visão dupla;
  • Visão borrada.

Quais são as principais causas?

Naturalmente, o envelhecimento faz com que o vítreo, um fluido gelatinoso do globo ocular, encolha e isso pode fazer com que ele se separe da retina.

Em alguns casos, além dessa separação do vítreo, também pode acontecer uma ruptura retiniana. Ou seja, o paciente vê as moscas volantes e também alguns flashes de luz.

Entretanto, isso não quer dizer que todas passam a ter o problema de vista. Existem alguns grupos de risco, como pessoas acima de 60 anos, míopes, quem já realizou cirurgia de catarata ou que já teve alguma inflamação ocular.

Como tratar as manchas na visão?

Normalmente não é necessário nenhum tratamento para mancha na visão, a não ser que elas estejam atrapalhando e afetando de forma séria a sua visão.

Geralmente, o tratamento é indicado para casos em que a separação da retina ocorre, ocasionando a ruptura e o deslocamento. Quando isso acontece, pode ter um sangramento dentro da cavidade vítrea e isso pode fazer com que a visão fique turva também.

Caso tenha um buraco na retina, o tratamento precisa ser feito imediatamente, pois é uma condição grave e deve ser diagnosticada rapidamente. Nessas situações, é preciso fazer um procedimento com laser ou crioterapia, que consiste em um processo terapêutico.

Não deixe seu check-up anual de lado. Caso surja alguma intercorrência nesse meio tempo, não hesite em procurar seu oftalmologista para que seja feito uma avaliação ocular. Fale com a nossa equipe pelo telefone (18) 3203-0204 ou pelo WhatsApp (18) 99170-9761.