Oftalmologista pediátrico: quando devo levar meu filho?

Levar as crianças ao oftalmologista pediátrico desde cedo é fundamental para manter a saúde ocular saudável. Assim, é possível identificar doenças nos olhos precocemente, aumentando a eficácia dos tratamentos oculares.

Além disso, a periodicidade de consultas no oftalmologista é fundamental para prevenir outros problemas de visão

Mães e pais, respondam uma pergunta: vocês sabem quando devem levar seu filho ao oftalmologista? 

Qual idade meu filho deve ir ao oftalmologista pediátrico?

Os olhos devem e merecem ser cuidados como a nossa saúde. Não devemos procurar um médico apenas quando sentimos que algo está fora do comum e os sintomas estão aparecendo. As consultas oftalmológicas devem ser feitas periodicamente, de acordo com a necessidade do paciente e a recomendação do especialista. 

Durante as primeiras 24 horas de vida, ainda na maternidade, o bebê deve fazer um teste do olhinho. Ele é responsável por avaliar se há alguma dificuldade para que a luz passe pela retina e chegue ao cérebro corretamente. 

Entre 3 a 6 meses, a avaliação é necessária para identificar possíveis dificuldades no desenvolvimento da visão e do olho ou problemas de má-formação. Com um ano de idade, a consulta é importante para verificar o desenvolvimento da visão até o momento. 

Dificuldades de aprendizado podem ser erros refracionais?

Sim, inclusive é muito comum! Por isso, aos 5 e 7 anos, quando a criança já iniciou a vida escolar, é fundamental levá-lo para uma consulta de avaliação da visão

Neste momento, o oftalmologista irá verificar a existência de erros refracionais: miopia, astigmatismo e hipermetropia, que podem ser uma barreira no aprendizado, uma vez que existe uma dificuldade para enxergar as atividades. 

Por volta dos 12 e 15 anos, os pais devem levar seus filhos para reavaliar a presença de doenças oculares. É comum que a miopia, por exemplo, apareça nessa faixa etária, mesmo que não tenha se manifestado antes. 

Mas, claro, isso não anula ir ao consultório, em um período antes dessas idades. Afinal, pode ser que a criança sinta algum sintoma e apresente uma queixa que deve ser avaliada. 

Como identificar se meu filho tem um problema de visão? 

Acompanhar de perto o avanço do seu filho na fase escolar é determinante para identificar qualquer tipo de dificuldade visual. O ideal, é que a cada ano, os pais levem os filhos para realizar uma avaliação oftalmológica. 

No entanto, eles podem apresentar alguns sinais que podemos perceber, sendo eles: 

  • Visão turva ou dupla;

  • Dores de cabeça constantes; 

  • Coceira excessiva nos olhos; 

  • Necessidades de ver a televisão bem de perto; 

  • Preguiça para ler ou realizar suas tarefas;

  • Fotos com flash em que o olho da criança aparece branco;

  • Sensibilidade à luz;

  • Histórico familiar. 

Não espere que a qualidade de vida da sua criança seja afetada, procure o quanto antes um profissional para que seja feito um diagnóstico rápido e preciso. 

Agende uma consulta!

Percebeu a necessidade de levar o seu filho ao oftalmologista? Agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Danilo Boscoli, esclareça as suas dúvidas e tire o peso da preocupação. 

Apenas um especialista pode fazer uma avaliação precisa e indicar o tratamento mais adequado a sua situação. Você pode ligar pelo telefone (18) 3203-0204 ou enviar uma mensagem para a nossa equipe pelo WhatsApp (18) 99170-9761. Esperamos seu contato! 

 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta