Problemas oculares são hereditários?

A resposta é simples e clara: sim. Muitos problemas oculares são hereditários. Sendo assim, ainda quando criança, se o pai ou a mãe possui uma dificuldade para enxergar, é essencial levá-lo ao oftalmologista. 

Quando adulto, as consultas devem ser periódicas. Normalmente, uma vez ao ano, mas o especialista pode definir outro período, dependendo do problema de visão identificado no paciente. 

Antes de seguirmos, muitos confundem doenças genéticas e hereditárias. Então vamos esclarecer para você. 

Diferença entre doenças genéticas e hereditárias

Uma doença genética é o resultado de um erro no material genético. Ou seja, um dano nos genes.  Essa alteração pode ser causada em diferentes momentos da vida e por diversos fatores: radiação, infecção, má alimentação, entre outros. 

Já a doença hereditária, como o próprio nome diz, é herdada do pai, da mãe ou algum familiar próximo, como avô ou avó. 

Catarata congênita

Acontece quando a lente natural do bebê, o cristalino, nasce opaco. A doença ocular pode acontecer por alguns fatores indesejáveis durante a gestação. Uma delas é quando a mãe fica exposta a doenças como a rubéola e, em seguida, contrai uma infecção.

O diagnóstico pode ser feito logo após o nascimento do bebê, através do teste do olhinho. 

Glaucoma congênito

Trata-se de uma doença ocular infantil causada por uma pressão interna no olho do bebê ou pelo mau funcionamento dos vasos sanguíneos no nervo óptico. 

É possível perceber o problema com alguns sinais como olhos desproporcionais ou grandes demais, lacrimejamento contínuo e um forte incômodo com qualquer tipo de claridade. 

Neste caso, o diagnóstico também é realizado através do teste do olhinho. Após isso, o especialista irá avaliar o tratamento mais adequado ao caso e será necessário manter um acompanhamento visual para prevenir o desenvolvimento da doença. 

Daltonismo 

É uma disfunção visual no qual a pessoa não consegue distinguir ou até mesmo reconhecer determinadas cores. O diagnóstico do daltonismo deve ser feito por um oftalmologista que basicamente pergunta sobre o histórico familiar do paciente, realiza o teste de Ishihara e algumas atividades com cores.

Infelizmente não há cura, mas existem técnicas que podem oferecer um suporte diário para essas pessoas, como a tabela de cores e os óculos que ajudam a identificar os tons. 

Miopia

Este é um erro refrativo mais comum. Pessoas com esse problema apresentam queixas com dificuldade para enxergar objetos distantes. Essa condição pode ser diagnosticada com exames simples pelo seu oftalmologista e o tratamento consiste no uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia, em alguns casos.

Entenda o histórico da sua família

Converse com seus pais e avós para se informar sobre os históricos hereditários da família, além disso, você também pode perguntar se eles possuem algum problema ocular que possa afetar sua visão. 

Essas informações podem facilitar o diagnóstico do profissional de saúde e aumentar as possibilidades de tratamento.  

Cuide dos seus olhos! Agende sua consulta na clínica do Dr. Danilo Boscoli. Estamos localizados na Rua 7 de Setembro, nº 1390. Vila do Estádio / Presidente Prudente, mas você pode agendar sua consulta sem sair de casa, através do telefone (18) 3203-0204 ou pelo WhatsApp  (18) 99170-9761. Esperamos o seu contato!

 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta