Saúde ocular: assistir TV de perto pode prejudicar?

Será mesmo que a saúde ocular pode ser prejudicada por conta disso? Na verdade — e para o alívio de muitos, essa superstição não passa de um mito. 

O que acontece é que nas primeiras décadas após o surgimento dos televisores, os aparelhos emitiam muita radiação que poderia danificar os olhos a longo prazo. Por isso, o mais indicado era não ficar tão próximo do item.

Porém, com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia, as televisões não são mais perigosas a visão. A crença permanece até hoje e sempre tem alguém falando ‘’vai mais pra trás, tá muito perto da TV, vai estragar a visão’’. 

Então, não há nenhum perigo em ficar vendo a TV bem de perto? 

Bom, também não. Apesar de não existir mais a radiação que prejudica a saúde dos olhos, manter a visão perto do aparelho, principalmente por um longo período, pode desenvolver outras queixas, como dores de cabeça. 

Além disso, assistir televisão com a luz apagada pode ser prejudicial à saúde ocular, pois a pupila acaba tendo que se adaptar a diferentes luminosidades constantemente, o que pode levar à vista cansada devido ao estímulo em excesso.

Mantenha uma certa distância por conta do ecrã

O ideal é estar a uma certa distância do aparelho para evitar dores no olho ou na cabeça. Essa distância depende do comprimento do ecrã do televisor, ou seja, a polegada da TV. 

De acordo com o tamanho do aparelho, verifique abaixo a distância ideal entre a TV e o sofá. Manter uma distância média ajuda a evitar o cansaço visual e o desconforto.

  • 32 polegadas: 1,8m de distância

  • 42 polegadas: 2,4m de distância

  • 50 polegadas: 2,8m de distância

  • 60 polegadas: 3,4m de distância

  • 71 polegadas: 3,8m de distância

Fique atento aos sintomas 

Ficar horas na frente do aparelho ou, até mesmo, do celular ou do computador, sem desviar o olhar pode ser prejudicial, causando alguns desconfortos como olhos lacrimejando, ardência, vermelhidão, coceira, sensação de cansaço e dores. 

Normalmente, após uma boa noite de sono, esses sinais costumam desaparecer, trazendo um alívio para o novo dia. Entretanto, caso os sintomas permaneçam, é necessário procurar um médico oftalmologista para averiguar o que está acontecendo e como pode ser reduzido. 

Descanse seus olhos!

Eles enxergam por você e te permitem realizar todas as suas tarefas diárias, seus olhos merecem um descanso. 

Como posso descansar os olhos?

Práticas simples podem melhorar sua saúde ocular. Por exemplo, a cada 20 minutos em frente às telas, olhe para um local distante por 20 segundos.

Lembre-se de piscar. Um ato que parece simples e até bobo, mas que quando estamos concentrados esquecemos de realizar. Ao piscar, você mantém os olhos lubrificados, evitando a ardência. 

A dica vale para momentos de trabalho e de hobby. Apesar de ser legal estar vidrado naquela série ou no jogo, seus olhos precisam de um momento longe dos televisores. 

Cuidado extra — e essencial: não esqueça de ir às consultas periódicas do oftalmologista! 

 

Dr. Danilo Boscoli

CRM: 130.030 | RQE: 68.499

Convênios atendidos:

Apas
Athia
Interplan
Nipomed
Oral Master
Prudenpax
Unimed
Unividas
Onde estamos

Endereço: Avenida Washington Luiz, n. 763

Centro - em frente ao Colégio Cristo Rei / Presidente Prudente-SP.

Hospital Visare

Contato

Telefone: 0800 8000700

Whatsapp: (18) 3226-4323

Fale pelo Whatsapp
Agende sua consulta