Tipos de glaucoma: quais são e seus sintomas

Os tipos de glaucomas apresentam quadros clínicos diferentes, evoluem de maneiras distintas e, por isso, pedem por tratamentos específicos.

Você sabe o que é glaucoma, quais são os tipos e os sintomas? Vamos explicar mais sobre o assunto, acompanhe a leitura!

O que é glaucoma?

O glaucoma é uma doença ocular causada pelo aumento progressivo da pressão intraocular, ou seja, na parte interna dos olhos. Ele atinge o nervo óptico, que passa a não conseguir enviar os estímulos ao cérebro, fazendo com que as imagens não sejam formadas.

O que causa esse aumento da pressão dos olhos é a concentração e o excesso do líquido natural dos olhos.

Segundo os dados da OMS, o glaucoma é a segunda principal causa de cegueira irreversível do mundo, ficando apenas atrás da catarata.

Conheça os tipos de glaucoma

Atualmente, a oftalmologia reconhece quatro tipos de glaucoma. Todos eles possuem uma semelhança, sendo a presença de algum tipo de alteração no trabeculado, que é o canal ocular responsável pela drenagem natural do humor aquoso natural dos olhos.

Glaucoma primário de ângulo aberto

Trata-se da variação mais comum desse problema de visão, presente em cerca de 80% dos casos. No glaucoma primário de ângulo aberto, a progressão da doença é lenta, prejudicando, inicialmente, a visão periférica do paciente.

Seu rápido diagnóstico é essencial para evitar o avanço. Além disso, quando não tratado, em poucos anos, a doença pode levar à cegueira.

No início, não há sintomas, por isso, o glaucoma costuma ser diagnosticado em estágios mais avançados.

Glaucoma de ângulo fechado

Diferente do anterior, este tipo de glaucoma é o menos comum, sendo a variante mais agressiva da doença. Considerado, até mesmo, como casos de urgência.

Tão grave, que o problema pode levar a cegueira da pessoa em questão de horas. Isso acontece porque o trabeculado é bloqueado de maneira repentina, causando uma súbita pressão nos olhos.

Essa ocorrência resulta em um aumento drástico na quantidade de líquido aquoso no olho, elevando muito os níveis de pressão intraocular.

Ao contrário das outras variantes, nesta situação é possível perceber alguns sintomas mais expressivos, como perda de visão imediata; dor intensa nos olhos e na cabeça; náuseas e vômitos; presença de círculos na visão.

Glaucoma secundário

Dentre todas as condições, esse é o único causado por fatores externos. Portanto, a pressão ocorre devido a outras inflamações já presentes nos olhos, como a catarata, hemorragias internas e retinopatia diabética.

O glaucoma secundário não costuma apresentar sintomas até seus estados avançados e é muito comum que seja “ofuscado” pela outra condição que o proporcionou, podendo até mesmo demorar mais a ser diagnosticado.

Por essa razão, ressaltamos ainda mais a necessidade da realização periódica de checagens com o oftalmologista.

Glaucoma congênito

Ainda mais rara do que o glaucoma de ângulo fechado é o glaucoma congênito. Apesar de ser incomum, é possível que tenha casos.

Essas situações acontecem por uma má-formação no trabeculado que começa desde o útero materno. Assim, o bebê já nasce com glaucoma, que pode ser identificado pela presença de buftalmo, uma aparência azulada e aumentada do olho.

Além disso, também é possível perceber os seguintes sintomas:

• Lacrimejamento mais do que o normal;

• Fotossensibilidade;

• Aumento do globo ocular;

• Olhos com vermelhidão.

Não deixe seu check-up anual de lado. Caso surja alguma intercorrência nesse meio tempo, não hesite em procurar seu oftalmologista para que seja feito uma avaliação ocular. Fale com a nossa equipe pelo telefone (18) 3203-0204 ou pelo WhatsApp (18) 99170-9761.